Após uma franquia cinematográfica bilionária, a obra de J.K. Rowling ganhará uma nova versão no formato de série, que promete ser fiel aos livros
Henrique Nascimento Publicado em 29/02/2024, às 13h30
Uma das sagas literárias de maior sucesso no mundo inteiro, Harry Potter foi adaptado, entre 2001 e 2011, em oito filmes, que renderam bilhões aos cofres da Warner Bros. Discovery, detentora dos direitos de adaptação da obra de J.K. Rowling.
Mesmo com o sucesso da franquia cinematográfica, a empresa anunciou, em abril de 2023, uma nova adaptação da história do menino bruxo, agora no formato de uma série, com a promessa de que a nova versão será a mais fiel possível aos livros do que os filmes jamais foram. A seguir, a Rolling Stone Brasil listou tudo o que já sabemos sobre a novidade de Harry Potter:
Segundo Casey Bloys, chefe de conteúdo da HBO, a ideia para a série de Harry Potter é aproveitar a oportunidade de expansão do formato para adaptar fielmente os sete livros lançados por J.K. Rowling entre 1997 e 2007.
Para isso, a Warner Bros. Discovery está se comprometendo com um plano de dez anos, que pretende apresentar às novas gerações a história do menino Harry Potter que, aos 11 anos de idade, descobre ser um bruxo e entra em um mundo encantado ao se tornar um dos alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
Porém, logo em seu primeiro ano no colégio, o garoto - que misteriosamente derrotou um dos maiores bruxos das trevas quando ainda era apenas um bebê - descobre que o seu novo universo pode ser muito perigoso, com forças do mal agindo na surdina para conquistar não só o mundo dos bruxos, mas o dos humanos também.
Até o momento, não há nenhum nome cravado para comandar a adaptação, mas o Deadline revelou, recentemente, que os roteiristas Francesca Gardiner (Succession, His Dark Materials), Tom Moran (A Hora do Diabo) e Kathleen Jordan (Caçadoras de Recompensas) estão na disputa pelo cargo.
Com a intenção de manter a fidelidade na adaptação, a série de Harry Potter contará com J.K. Rowling como produtora executiva, apesar das polêmicas em que a escritora se envolveu nos últimos anos, como a sua forte campanha contra pessoas transgêneros.
Em outubro do ano passado, inclusive, Rowling chegou a dizer que ficaria feliz em ser presa por transfobia: "Aceitaria feliz cumprir dois anos se a alternativa fosse [aceitar] o discurso e a negação forçados da realidade e da importância do sexo", escreveu no X, ex-Twitter. "Vá à justiça, eu incentivo. Será mais divertido do que qualquer tapete vermelho em que estive".
Ao anunciar a série, Casey Bloys ignorou as acusações contra Rowling: "Essa é uma conversa muito online, com muitas nuances e complicações, e não é algo que vamos abordar", declarou. "Nossa prioridade é o que está na tela. Obviamente, a história de 'Harry Potter' é incrivelmente afirmativa e positiva, sobre amor e auto-aceitação. Essa é a nossa prioridade: o que está na tela".
+++LEIA MAIS: O que Emma Watson, de Harry Potter, tem feito após parar de atuar?
Por enquanto, nenhum nome foi anunciado no elenco da série de Harry Potter, mas sabemos que a novidade não deve contar com os retornos de atores da franquia cinematográfico, mesmo em papéis diferentes do que interpretaram antes.
Inclusive, Daniel Radcliffe, que deu vida ao protagonista nos oito filmes, já deixou claro que não tem interesse em participar da nova adaptação: “Meu entendimento é que eles estão tentando começar do zero e tenho certeza de que quem está fazendo (...) provavelmente não quer ter que descobrir como colocar o velho Harry para fazer uma participação especial nessa série", brincou.
+++LEIA MAIS: Os atores que poderiam viver Harry Potter após Daniel Radcliffe, segundo o próprio
Recentemente, David Zaslav, presidente da Warner Bros. Discovery, revelou que já tem uma previsão de estreia para série: "Nós estamos ansiosos para compartilhar uma década de novas histórias com fãs de todo o mundo no Max. A nossa intenção é lançar em 2026", declarou.
"Nós não temos vergonha de estarmos muito empolgados com essa série. O último filme saiu há mais de doze anos. Eu estava em Londres há algumas semanas e passei um tempo conversando com J.K. [Rowling] e seu time. Ambos os lados estão empolgados de retormarmos essa franquia. Nossas conversas foram ótimas, e eu não poderia estar mais empolgado para o que virá", ainda disse.
+++LEIA MAIS: Nova adaptação de Harry Potter ganha previsão de estreia
Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Todos Nós Desconhecidos (7 de março)
- Godzilla e Kong: O Novo Império (28 de março)
- Ghostbusters: Apocalipse de Gelo (11 de abril)
- Guerra Civil (18 de abril)
- Rivais (25 de abril)
- Planeta dos Macacos: O Reinado (23 de maio)
- Furiosa: Uma Saga Mad Max (23 de maio)
- Divertida Mente 2 (Junho)
- Um Lugar Silencioso: Dia Um (28 de junho)
- Deadpool 3 (25 de julho)
- Borderlands (8 de agosto)
- Os Fantasmas se Divertem 2 (5 de setembro)
- Coringa 2 (4 de outubro)
- Venom 3 (7 de novembro)
- Gladiador 2 (22 de novembro)
- Wicked (27 de novembro)
- Moana 2 (27 de novembro)
Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"
Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada
Paul Mescal conhece seu doppelgänger: 'Isso é loucura'; veja
Paul Mescal não liga de conhecer Rei Charles: 'Sou irlandês, não está na lista de prioridades'
Denzel Washington confessa que causou 'verdadeiros problemas' após Malcolm X
O Casal Perfeito: Nicole Kidman revela reação do marido ao assistir à série