Processo de caracterização de Paddy Constantine em Viserys foi dividido em sete estágios, que levavam cerca de cinco horas por dia
Redação
Publicado em 24/10/2022, às 14h10[ATENÇÃO; Contém spoilers de House of the Dragon]
Uma das séries mais aclamadas do ano, House of the Dragon (2022) apresentou efeitos especiais de ponta, incluindo o extenso trabalho artístico feito em Paddy Constantine para demonstrar a evolução da doença que acomete seu personagem, o Rei Viserys I Targaryen.
Para à Variety, Barrie Gower, designer de maquiagem e artista de efeitos visuais da série, deu detalhes sobre o processo de caracterização de Constantine em Viserys. Gower ganhou três Emmys pelo trabalho em Game of Thrones (2011) e um Emmy 2022 por Stranger Things (2016). Além disso, o designer também trabalhou em produções como a série Chernobyl (2019), The Witcher (2019) e mais.
+++ LEIA MAIS: Stranger Things: Vecna foi inspirado no Rei da Noite de Game of Thrones
Desde o primeiro episódio, o Rei Viserys I se corta com frequência no Trono de Ferro. Além de uma ferida nas costas, cortes nos dedos começam a deteriorar-se, ao ponto dos meistres precisarem recorrer a um tratamento com larvas para remover a carne morta e tentar salvar o dedo.
Após o salto de 10 anos no episódio 6, o personagem já havia perdido um braço inteiro para a doença. No fatídico episódio 8, o Rei Viserys I estava com a metade de seu rosto destruída, com apenas alguns fios de cabelo e sem um olho.
+++ LEIA MAIS: House of the Dragon: quem é Milly Alcock, atriz que interpreta Rhaenyra Targaryen
Para a aparência doente de Viserys, Gower examinou doenças e distúrbios carnívoros para deixar os detalhes repugnantes mais realistas possíveis, com atenção aos saltos temporais e a detalhes como maquiagem, cabelo, calvície, palidez, cor de sua pele, textura da pele e pequenas feridas no rosto e corpo de Paddy Constantine.
Necrose, lepra, todo tipo de referências horríveis. Muitas formas, cores e úlceras interessantes. Eles poderiam nos dar uma boa indicação de texturas, cores, brilhos, como as coisas seriam secas.
+++ LEIA MAIS: House of the Dragon: Kit Harington diz estar 'adorando' a nova série
Ao longo da primeira temporada, que cobre 30 anos de história em Westeros, Gower e a equipe de próteses da empresa de efeitos de maquiagem BGFX criaram moldes de silicone de diversos locais do corpo de Constantine, para facilitar a evolução da doença nas câmeras. Um dos primeiros moldes feitos foi uma “pequena úlcera do tamanho de uma uva nas costas”, que sinaliza as dificuldades de ser rei.
Ao longo da temporada, tivemos cerca de sete estágios diferentes. Tínhamos aparelhos nas bochechas, pequenas feridas que foram raspadas na própria barba e na linha do cabelo de Paddy [Constantine]. Com a careca de silicone, podíamos recuar a linha do cabelo e ter feridas lá dentro.
+++ LEIA MAIS: House of the Dragon: Por que Matt Smith hesitou em entrar na série? Ator responde
Para os episódios finais do Rei Viserys I Targaryen, Gower revela que ele e sua equipe de próteses usaram um dublê de corpo magro para ter moldes da estrutura óssea aparente. Nas cenas, é possível ver Viserys praticamente esquelético, careca e viciado em leite de papoula, um opióide medicinal popular em Westeros.
Gravamos algumas das cenas com feridas nas costas, necrose na clavícula e nos ombros. Então filmamos a mesma cena com Paddy, e os efeitos visuais foram capazes de manipular o rosto de Paddy [Constantine] no corpo do dublê.
+++ LEIA MAIS: House of the Dragon: cenas deletadas mostram mudança na amizade Rhaenyra e Alicent
Ter um dublê de corpo também significou que o tempo de preparação foi dobrado para criar o cabelo e a maquiagem dos dois homens. No episódio 8, onde é revelado que metade do rosto de Viserys caiu, Gower explica que a transformação levou cinco horas, com as próteses e perucas.
O cabelo de Viserys estava ficando tão fino e recuado a essa altura que não tínhamos mais uma peruca. Inserimos individualmente todos os cabelos e os perfuramos na prótese de silicone e todos os dias ele [Paddy Constantine e o dublê] tinham uma nova prótese de silicone perfurada.
+++ LEIA MAIS: House of the Dragon: Segundo Milly Alcock, Daemon pode ser bom para Rhaenyra
A primeira vez que vemos Viserys no episódio 8, uma meia máscara dourada esconde as partes destruídas de seu rosto. Durante o jantar entre os Targaryen, ele remove a máscara para que sua família possa vê-lo como ele realmente é - um rei decrépito com pouco tempo de vida.
Para esta cena, uma combinação de efeitos práticos e visuais ajudou a criar cavidades abertas em sua órbita ocular, bochecha e mandíbula, de acordo com Barrie Gower. Através de uma maquiagem totalmente protética, que cobria todo o rosto de Paddy [Constantine], o designer pintou áreas de verde para o departamento de efeitos visuais remover na edição.
A primeira temporada de House of the Dragon já está disponível na íntegra no HBO Max.