Anna Sorokin, golpista russa conhecida pelo nome falso Anna Delvey, inspirou série Inventing Anna, da Netflix
Mariana Rodrigues Publicado em 22/02/2022, às 11h36 - Atualizado em 09/04/2022, às 12h30
Inventing Anna (2022), série da Netflix, apresenta uma versão detalhada da história da golpista Anna Sorokin, também conhecida como Anna Delvey, interpretada por Julia Garner. No entanto, por ser uma obra de ficção, nem tudo é fiel à realidade, e a produção levantou um questionamento entre o público: o que aconteceu com a verdadeira Anna Sorokin?
A série acompanha o julgamento de 2017 de Sorokin pelas tentativas de furto em primeiro, segundo e terceiro grau, além do roubo de serviços. Durante o julgamento, ficou presa em Rikers Island e, em 2019, foi condenada de quatro a 12 anos de prisão e transferida para Albion Correctional Facility, em Nova York (EUA), onde cumpriu a sentença.
Em 2021, Sorokin foi liberada por bom comportamento após cumprir apenas dois anos da pena. Na época, logo retomou ao estilo de vida com o qual estava acostumada, ativa nas redes sociais e dando entrevistas para a imprensa. No entanto, um mês depois, em março, foi novamente detida, dessa vez pelo Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA, por estar com visto vencido.
Na audiência em abril daquele ano, Sorokin teve pedido de fiança negado pelo juiz da imigração que afirmou que ela “não conseguiu demonstrar que ela não é um perigo para a comunidade” (via Marie Claire). Em junho, a justiça ordenou que Sorokin saísse dos Estados Unidos para a Alemanha. Atualmente, ela está sob custódia e aguarda deportação.
“A prorrogação do meu visto não foi intencional e em grande parte estava fora do meu controle. Cumpri minha pena de prisão, mas estou apelando da minha condenação criminal para limpar meu nome,” escreveu Sorokin em carta publicada no Insider. “Não violei nenhuma das regras de liberdade condicional do estado de Nova York ou do ICE. Apesar disso, não recebi um caminho claro e justo para a situação.”
Segundo a Esquire, Sorokin está buscando asilo por conta do “medo de retornar à Alemanha,” após ela e a família aparentemente receberam ameaças “devido à cobertura da mídia de seus crimes” e ela tem medo de ser “retaliada por envergonhar seu país.” Nas redes sociais, Sorokin continua ativa e até compartilhou uma foto da série. Confira:
+++ LEIA MAIS: Inventing Anna: Por que Anna Delvey se recusa a assistir à série da Netflix?
Inventing Anna foi baseada no artigo Como Anna Delvey Enganou os Socialites de Nova York, de Jessica Pressler para a New York Magazine, e mostra a história do ponto de vista da jornalista. Com nove episódios, a série está disponível na Netflix desde fevereiro de 2022 e conta com Julia Garner (Ozark), Anna Chlumsky (Veep), Katie Lowes (Scandal), Laverne Cox (Orange Is the New Black) e mais no elenco. Assista ao trailer abaixo:
The Acolyte: Disney diz que desempenho "não foi suficiente" para justificar 2ª temporada
3ª e última temporada de What If...?, série da Marvel, estreia no Disney+
Stranger Things: Millie Bobby Brown faz discurso emocionante na despedida da série
Stranger Things encerra filmagens de sua 5ª e última temporada
Que horas estreia o 6º e último episódio da 1ª temporada de Duna: A Profecia?
Quando estreia o 3º episódio da série Dexter: Pecado Original?