Segundo Russell T. Davies, "uma palavra" não coloca Loki como um exemplo de representatividade
Redação Publicado em 11/08/2021, às 18h44
Uma das séries exclusivas do Disney+, Loki foi muito celebrada por desenvolver mais aspectos do personagem de Tom Hiddleston, especialmente por apresentar a identidade de gênero e orientação sexual do Deus da Trapaça, quem se identifica como gênero-fluido e bissexual, na produção.
No entanto, nem todos acreditam ter sido uma boa abordagem. Segundo Russell T. Davies, ex-showrunner de Doctor Who e criador de Queer as Folk, a representação da Disney e Marvel acerca do assunto foi um "gesto fraco", via Uproxx.
No terceiro episódio da série, "Lamentis", a bissexualidade do Deus da Trapaça é apresentada ao público. Em uma cena com Sylvie, a personagem questiona sobre os amores do Loki de Tom Hiddleston: "Você é um príncipe. Deve haver uma candidata a princesa... ou um outro príncipe" ao que Loki responde: "Um pouco dos dois. Desconfio que igual a você."
"Acho muito preocupante. Loki (Tom Hiddleston) faz uma referência a ser bissexual uma vez e todo mundo fica ‘oh, meu Deus, é uma série pansexual’. Foi uma palavra. ‘Príncipe’," afirmou Davies, quem ainda disse que o momento foi "um gesto ridículo, covarde e fraco em direção a políticas vitais e histórias que precisam ser contadas".
+++LEIA MAIS: Como Loki pode abrir caminho para personagens LGBTQ+ no entretenimento?
Russell T. Davies, roteirista de produções como Doctor Who e Years and Years, é homossexual, ativo em pautas LGBTQIA+, e costuma usar as próprias experiências para refletir sobre a comunidade nas produções dele.
Anteriormente, Tom Hiddleston afirmou ao Inverse sobre abordar a bissexualidade do personagem na série: "A amplitude e a gama de identidade contida no personagem foram enfatizadas e é algo que sempre estive ciente quando fui escalado pela primeira vez, há 10 anos."
+++LEIA MAIS: Por que Tom Hiddleston ficou satisfeito com gênero de Loki revelado?
Série exclusiva do Disney+, Loki explora diversas facetas da história do Deus da Trapaça. A primeira temporada da produção está disponível no catálogo do streaming. Vale lembrar que o seriado foi renovado para novos episódios, ainda sem data de estreia.
+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS
Primeiro episódio de Amor da Minha Vida será exibido nas redes sociais
Que horas estreia o 2º episódio de Duna: A Profecia, série derivada de Duna?
Kate Winslet e Leonardo DiCaprio se reencontram e atriz se emociona
Amor da Minha Vida, nova série com Bruna Marquezine, estreia no Disney+
Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"
Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada