Ronaldo Fenômeno falou sobre racismo e futebol no novo episódio de Mano a Mano, apresentado por Mano Brown
Redação Publicado em 05/07/2023, às 16h00
Podcast de entrevista do Spotify apresentado por Mano Brown, Mano a Mano já recebeu convidados como Angela Davis, Lula, Emicida, Glória Maria, Wagner Moura, Regina Casé, Craque Neto, entre outros. O entrevistado do próximo episódio é Ronaldo Fenômeno, um dos maiores jogadores de futebol da história.
O capítulo em questão chega ao serviço de streaming na próxima quinta, 6. Nascido em 18 de setembro de 1976, Fenômeno ganhou duas Copas do Mundo e foi ídolo em clubes como Real Madrid e Corinthians, além de ser eleito Melhor Jogador do Mundo duas vezes.
+++LEIA MAIS: Dilma ‘é uma das mulheres mais injustiçadas da história do Brasil,’ diz Mano Brown
No podcast, Fenômeno e Mano Brown discutem assuntos como futebol e letramento racial. O empresário e ex-atleta também falou como foi o processo de descoberta de sua identidade como uma pessoa preta.
"Desde cedo, eu sempre tive essa questão muito clara para mim. Meu pai é negro e sempre sofreu. Ele escreveu um livro, eu li e chorei imaginando as situações que ele passou," afirmou. Além disso, ele também comenta questões raciais e situações de racismo no futebol europeu.
O racismo sempre existiu no futebol. É um problema da sociedade. Nos jogos, me chamavam de macaco, brasileiro macaco. Além disso, há o racismo estrutural e a xenofobia.
A temporada atual do Mano a Mano recebeu nomes como Marcelo Adnet, Regina Casé, Galo de Briga e Chavoso da USP, Craque Neto, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência, Zezé Motta e Elisa Lucinda, Família Suplicy, Thaíde e Fioti e GR6. Na Retrospectiva do Spotify 2022, foi o terceiro podcast mais ouvido do Brasil.
Os Quatro da Candelária, que relembra chacina no Rio de Janeiro, estreia na Netflix
Que horas estreiam os últimos episódios de Agatha Desde Sempre, da Marvel?
Cillian Murphy diz que nada mudou para ele desde Oscar por Oppenheimer
Armie Hammer lança podcast após acusações de canibalismo e abuso sexual
Ayrton Senna corre atrás do seu destino no trailer de minissérie da Netflix
David Fincher estaria trabalhando em nova série do universo de Round 6, diz site