- Mário Lago em registro policial (Foto: Divulgação / Amazon)

Mario Lago, o ator preso e retirado às pressas de novela por ser contra ditadura

Alvo dos militares, Mario Lago foi preso e precisou largar as filmagens da novela Passo dos Ventos, da TV Globo

Redação Publicado em 14/02/2022, às 18h53

Compositor e ator Mario Lago teve uma trajetória conhecida na televisão — e acabou se tornando alvo recorrente dos militares, sendo preso 13 vezes ao longo da vida. Enquanto filmava a novela Passo dos Ventos (1968), da TV Globo, precisou largar as gravações às pressas devido a mais uma prisão. 

Na novela, interpretou Dubois, um marinheiro que ajudava uma das personagens a forjar um suicídio. Lago era declaradamente comunista, o que contrastava com o período de ditadura o qual o Brasil passava. 

+++ LEIA MAIS: Marieta Severo relembra ditadura militar e censura contra Chico Buarque: ‘É insuportável viver sem democracia’

Lago foi preso durante as filmagens da novela por manifestar ideias contrárias aos valores do governo militar. Para camuflar a ausência do ator na novela, a equipe optou por caracterizar o diretor Régis Cardoso como o marinheiro. 

De acordo com o Aventuras na História, o diretor vestia as roupas de Dubois junto de uma costeleta falsa. Além disso, as cenas eram gravadas com Cardoso de costas, para não mostrar ao público seu verdadeiro rosto. Felizmente, a ideia funcionou até que Lago fosse liberado para retornar às telas da TV. 

+++ LEIA MAIS: Belchior: 7 músicas inéditas da época da Ditadura Militar foram encontradas em busca pelo Acervo Nacional

ator prisão TV Globo ditadura mario lago Passo dos Ventos comunismo Dubois

Leia também

Stranger Things: Millie Bobby Brown faz discurso emocionante na despedida da série


Stranger Things encerra filmagens de sua 5ª e última temporada


Que horas estreia o 6º e último episódio da 1ª temporada de Duna: A Profecia?


Quando estreia o 3º episódio da série Dexter: Pecado Original?


Duna: A Profecia é renovada para a 2ª temporada pela HBO


Adam Brody sobre sucesso de 'Ninguém Quer': 'Meu e-mail está mais cheio do que antes'