Críticas ao disco de 1972, com artistas como Milton Nascimento e Lô Borges, viralizaram no Twitter — e geraram revolta entre os brasileiros
Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 07/01/2023, às 14h00 - Atualizado em 09/01/2023, às 20h00
Criado na década de 1960 por músicos como Milton Nascimento, Lô Borges, Wagner Tiso e Toninho Horta, entre outros, o Clube da Esquina é um dos projetos musicais mais respeitados dentro e fora do Brasil. O álbum homônimo lançado em 1972 é frequentemente citado como um dos melhores de todos os tempos, em especial por fundir rock, bossa nova, jazz, música folclórica e outros estilos naturalmente.
Ainda assim, há quem tire sarro do grupo. Um perfil de Twitter chamado Adventures in Rating Music, que compila postagens de usuários gringos do Rate Your Music (site onde internautas podem avaliar trabalhos musicais), surpreendeu ao divulgar alguns comentários negativos a respeito do Clube.
+++LEIA MAIS: Kanye West e Pharrell se divertem ao som de Clube da Esquina; confira
Um internauta, por exemplo, definiu Clube da Esquina como “meio cópia de Kanye West”. Outro citou “influências de Death Grips” no disco, enquanto um terceiro definiu o grupo como “o Playboy Carti da MPB”. Nenhum dos comentários faz sentido, visto que os artistas citados surgiram muito depois de Milton e seus amigos, o que nos leva à conclusão de que essas pessoas estão apenas brincando com o tema.
(cc @quebecween) pic.twitter.com/yOBLVmXtXm
— Adventures in Rating Music (@NOTrateyrmusic) January 4, 2023
Ainda assim, diversos brasileiros demonstraram incômodo com as opiniões. Uma fã, por exemplo, declarou via Twitter: “Quando se é tão autocentrado que é impossível ter senso do ridículo. Quem é o sr. West na fila do pão em que o rei Milton Nascimento é o padeiro supremo?” Outro disse: “Essa galera gringa tá acostumada com o pop, copia e cola... Não vai entender um disco desse nunca. Até Bjork já cantou Milton. Kanye vai ter que comer muita farinha ainda”.
A repercussão foi tamanha que o próprio administrador do Adventures in Rating Music revelou acreditar que se trata apenas de uma brincadeira dos internautas do Rate Your Music.
“Aparentemente eu irritei o Brasil inteiro! A internet é selvagem. Vale ressaltar que o Clube da Esquina é extremamente bem avaliado e conceituado no Rate Your Music. É o álbum de MPB com a classificação mais alta de todos os tempos, álbum nº 4 no ranking de 1972, álbum nº 119 de todos os tempos. Essas são apenas pessoas aleatórias postando m*rda e não refletem o site geral de forma alguma”, disse.
It should be noted that Clube da Esquina is extremely well rated and highly regarded on RYM. Highest rated MPB album of all-time, #4 album in 1972, #119 album of all-time. These are just random people shitposting and don’t reflect the general site at all.
— Adventures in Rating Music (@NOTrateyrmusic) January 6, 2023
Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"
Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada
Paul Mescal conhece seu doppelgänger: 'Isso é loucura'; veja
Paul Mescal não liga de conhecer Rei Charles: 'Sou irlandês, não está na lista de prioridades'
Denzel Washington confessa que causou 'verdadeiros problemas' após Malcolm X
O Casal Perfeito: Nicole Kidman revela reação do marido ao assistir à série