Propaganda havia sido vetada após um dia de veiculação em função das controvérsias ligadas ao videoclipe de “Like a Prayer”
Igor Miranda Publicado em 30/09/2023, às 11h00
Madonna fez carreira como uma das artistas mais transgressoras da música pop. Um episódio ocorrido em 1989, envolvendo um comercial de TV, é um dos diversos exemplos de como a trajetória da cantora foi marcada por controvérsias.
Na época, ela gravou um comercial para a Pepsi que acabou cancelado após ter sido finalizado. O motivo? Um videoclipe controverso para a música “Like a Prayer”, faixa-título do álbum disponibilizado naquele ano.
A ideia era que a peça publicitária contasse com a mesma canção como trilha sonora. Fazia parte de um acordo de patrocínio avaliado à época em US$ 5 milhões — para os padrões de 1989, uma verdadeira fortuna. Era bom para ambas as partes, já que a faixa seria reproduzida com exclusividade no anúncio e a empresa seria a patrocinadora da turnê subsequente.
De fato, a propaganda chegou a ser exibida, o que atraiu muita atenção para a empresa de bebidas. No entanto, logo no dia seguinte, entrou no ar na MTV o videoclipe de “Like a Prayer”, dirigido por Mary Lambert. Extremamente controversa para aqueles tempos, a filmagem apresentava a artista em meio a cruzes em chamas estilísticas do movimento extremista Ku Klux Klan e com sonhos de beijar um santo negro.
A polêmica estava armada. Grupos religiosos se organizaram para promover boicotes à Pepsi e empresas relacionadas, incluindo suas redes de fast food, como Pizza Hut, KFC e Taco Bell. Até o Papa João Paulo II entrou na conversa ao proibir aparições de Madonna pela Itália.
Para apagar o “incêndio”, a companhia resolveu cancelar qualquer exibição da propaganda, além de voltar atrás na decisão de patrocinar a turnê. Os US$ 5 milhões ficaram com a cantora, que inicialmente se recusou a fazer qualquer alteração no clipe.
Passaram-se 34 anos. A sociedade mudou bastante, assim como a compreensão de quem foi Madonna para a música pop. Diante disso, a Pepsi resolveu “derrubar” seu veto ao comercial — que não exibe nenhuma cena controversa como o videoclipe — e exibi-lo durante a edição 2023 da premiação MTV Video Music Awards (VMA), comemorando os 125 anos da empresa de bebidas.
A cantora gostou da iniciativa. Em publicação no X/Twitter, ela não só compartilhou o vídeo como também divulgou uma mensagem para celebrar a ocasião.
“Há 34 anos fiz um comercial com a Pepsi para comemorar o lançamento da minha música ‘Like a Prayer’. O comercial foi imediatamente cancelado quando recusei-me a mudar qualquer cena do videoclipe original, em que beijava um santo negro ou queimava cruzes. Assim começou minha ilustre carreira como artista, recusando-me a comprometer minha integridade artística. Agradeço à Pepsi por finalmente perceber a genialidade da nossa colaboração. Os artistas estão aqui para perturbar a paz.”
Assista abaixo à propaganda vetada por 34 anos.
34 years ago I made a commercial with Pepsi to celebrate the release of my song Like a Prayer.
— Madonna (@Madonna) September 13, 2023
The commercial was immediately canceled when I refused to change any scenes in the video where I was kissing a black saint or burning crosses.
So began my illustrious career as an… pic.twitter.com/zHBaBtGP9v
Amor da Minha Vida, série com Bruna Marquezine, será exibida nas redes sociais
Que horas estreia o 2º episódio de Duna: A Profecia, série derivada de Duna?
Kate Winslet e Leonardo DiCaprio se reencontram e atriz se emociona
Amor da Minha Vida, nova série com Bruna Marquezine, estreia no Disney+
Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"
Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada