- Sophie Charlotte em Passaporte para Liberdade (Foto: Reprodução /Twitter)

Passaporte para Liberdade: 5 curiosidades sobre série da Globo - elenco internacional, filmagens na pandemia e mais [LISTA]

Lançada no dia 20 de dezembro, a série conta a história de Aracy de Carvalho, que ajudou judeus na Segunda Guerra Mundial

Redação Publicado em 28/12/2021, às 19h40

A série Passaporte para Liberdade marca um feito inédito para a Rede Globo: a produção, resultado de uma parceria da emissora com a Sony Pictures Television, é a primeira a ser gravada totalmente em língua inglesa.

Estrelada por Sophie Charlotte, a minissérie conta a história de Aracy de Carvalho, esposa do escritor João Guimarães Rosa que supostamente ajudou judeus durante a Segunda Guerra Mundial ao facilitar vistos para eles no Brasil.

+++ LEIA MAIS: Telecine se une ao Globoplay e ganhará área personalizada no streaming da Globo

Além da narrativa, os bastidores de Passaporte para Liberdade são muito interessantes. Pensando nisso, separamos cinco curiosidades sobre a produção. Confira:

É hora de #PassaporteParaLiberdade! Vamos assistir? pic.twitter.com/SwNcbov5pE

— TV Globo 📺 (@tvglobo) December 28, 2021

Passaporte para Liberdade: Elenco internacional

Com foco internacional, a série conta com atores de diversos países, segundo o Gshow. Além dos brasileiros Sophie Charlotte, Rodrigo Lombardi, Tarcísio Filho, Gabriela Petry, João Cortês, Bruce Gomlevsky e Jimmy London, a produção conta com os alemães Peter Ketnath, Stefan Winert e Tomas Sinclair Spencer; o italiano Jacopo Garfagnolli; a polonesa Izabela Gwidzak; a israelense Sivan Mast; e o americano Brian Townes.

+++ LEIA MAIS: Para matar a saudade: 5 séries amadas na TV brasileira para assistir no Globoplay [LISTA]


Passaporte para Liberdade: Filmagens na pandemia

O seriado foi uma das muitas produções que foram interrompidas pela pandemia de covid-19. "Já tinha 30% da minissérie rodada quando, em março de 2020, tudo parou. Uma loucura. Ficamos um ano com elenco internacional contratado," disse o diretor artístico Jayme Monjardim para o Splash.

Ele continuou: "Em janeiro deste ano, fomos os primeiros a retomar os trabalhos nos Estúdios Globo e terminamos em maio. Com vários testes feitos dia sim, dia não, regras de distanciamento, acrílico para cenas de maior proximidade e muito álcool em gel."

+++ LEIA MAIS: 9 séries internacionais para assistir no Globoplay: de Grey's Anatomy a Big Bang Theory [LISTA]


Passaporte para Liberdade: Quantos figurantes?

A pandemia também impediu que a série usasse muitos figurantes, então a produção usou alguns truques para aproveitar o pequeno time de atores. "As mesmas pessoas passavam em frente à câmera, davam a volta, mudavam de roupa e passavam de novo. Fechamos em um grupo de 20 figurante que se revezavam nos dias, mas eram sempre os mesmos," disse Monjardim ao Splash.


Passaporte para Liberdade: atuação em inglês

Os atores brasileiros precisaram colocar o inglês em prática nas filmagens. E Tarcísio Filho foi um dos atores que teve dificuldades com a língua, mas transformou o empecilho em oportunidade.

+++ LEIA MAIS: 5 séries nacionais para assistir no Globoplay: de O Caso Evandro a Shippados [LISTA]

"Tive grande dificuldade em remodelar a minha cabeça. A cabeça da gente funciona há muitos anos em português, e não adianta você apenas falar bem o idioma [...] perceber isso, a dificuldade que isso acarretou, é muito interessante. Aprendi mais nesse trabalho do que em muitos outros, justamente porque ele me forçou a repensar o meu 'approach', a minha condição de artista. Foi muito maluco, uma redescoberta muito interessante para mim," disse Filho ao F5.


Passaporte para Liberdade: Guimarães Rosa

Guimarães Rosa não ficou de fora da série e foi interpretado por Rodrigo Lombardi. O ator contou ao Gshow que precisou criar a própria versão do ícone da literatura brasileira para a série.

+++ LEIA MAIS: 4 curiosidades sobre Verdades Secretas: de Emmy a finais reescritos [LISTA]

“Muito pouco registro do João Guimarães Rosa a gente tem em vídeo. Seria, para mim, impossível e até ofensivo querer construir alguma coisa de 3 ou 4 vídeos que a gente tem, de pouca duração cada um e falar de como ele era. Então me ative ao homem e aos fatos: construí um João Guimaraes Rosa que era um homem que fez o que ele fez.”

série entretenimento notícia tv LISTA globo Curiosidades passaporte para liberdade

Leia também

Amor da Minha Vida, série com Bruna Marquezine, será exibida nas redes sociais


Que horas estreia o 2º episódio de Duna: A Profecia, série derivada de Duna?


Kate Winslet e Leonardo DiCaprio se reencontram e atriz se emociona


Amor da Minha Vida, nova série com Bruna Marquezine, estreia no Disney+


Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"


Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada