Leah Jeffries será Annabeth na série Percy Jackson e os Olimpianos e recebeu comentários negativos por conta da cor da pele
Redação
Publicado em 11/05/2022, às 10h41Autor da série Percy Jackson, Rick Riordan defendeu a atriz Leah Jeffries de ataques racistas, após ela ser escalada para viver Annabeth Chase na série do Disney+. A jovem contracenará com Walker Scobell como Percy e Aryan Simhadri como Grover e recebeu diversos comentários a criticando nas redes sociais pela cor de pele dela não ser a mesma da personagem originalmente escrita por Riordan.
“Essa publicação é especificamente para aqueles que tem problemas com a escalação de Leah Jeffried como Annabeth Chase,” escreveu o autor no próprio blog nesta terça, 10 (via Variety). “É uma pena que esse post precise ser escrito, mas ele precisa… Leah traz tanta energia e entusiasmo para esse papel, tanto da força de Annabeth. Ela será um exemplo para a nova geração de garotas que vão ver nela o tipo de heroína que elas querem ser.”
+++ LEIA MAIS: É oficial! Percy Jackson ganha série no Disney+; assista teaser
Riordan continuou: “Se você tem problema com esse elenco, no entanto, resolva-se comigo. Você não tem mais ninguém para culpar. Independente do que você entender desse texto, deveríamos concordar que intimidar e assediar uma criança na internet é extremamente errado. Por mais forte que Leah seja, por mais que tenhamos discutido esse tipo de reação e pressão que o papel traria, os comentários negativos são inaceitáveis. Eles precisam parar. Agora.”
Quando o autor anunciou que estava em busca de atores para interpretar os protagonistas da série do Disney+, Percy Jackson e os Olimpianos, não consideraria “deficiência, gênero, raça e etnia, idade, cor, origem nacional, orientação sexual, identidade de gênero ou qualquer outra base proibida por lei” como empecilho para a escalação.
+++ LEIA MAIS: Depois de Percy Jackson, autor de Eragon quer nova adaptação pela Disney
No entanto, desde o anúncio que Jeffried seria Annabeth na série, a jovem recebeu comentários sobre a cor da pele nas redes sociais, de internautas que alegam que ela não se encaixa no papel, pois nos livros Annabeth é descrita como branca e loira. No texto publicado por Riordan, o autor condenou esse tipo de comentário, alegando que são afirmações racistas:
“Alguns de vocês aparentemente se sentiram ofendidos ou exasperados quando suas objeções são classificadas como racistas. ‘Mas eu não sou racista,’ vocês dizem. ‘Não é racista querer um ator que seja fiel à descrição do personagem do livro’,” escreveu.
+++ LEIA MAIS: Percy Jackson e os Olimpianos: Rick Riordan revela detalhes da série do Disney+
“Vamos examinar essa afirmação. Você está chateado/desapontado/frustrado/com raiva porque uma atriz negra foi escolhida para interpretar uma personagem descrita como branca nos livros... Você está julgando a adequação para este papel única e exclusivamente pela aparência dela. Ela é uma garota negra que interpreta alguém descrita nos livros como branca. Amigos, isso é racismo.”
Além disso, Riordan reforçou que os fãs devem confiar na escolha dele, por ele ser o autor da série Percy Jackson, e que a nova versão de Annabeth não decepcionará o público. “Quando você vir Leah como Annabeth, ela se tornará exatamente como você imagina Annabeth,” afirmou.
+++ LEIA MAIS: Percy Jackson e os Olimpianos: o que os fãs esperam da primeira temporada?
Percy Jackson e os Olimpianos é escrita por Riordan e Jon Steinberg, enquanto a direção será de James Bobin. Assim como outras séries do streaming, como WandaVision (2021) e The Mandalorian (2019), a produção terá um orçamento de cerca de US$ 100 milhões. Por enquanto, as filmagens não têm previsão de início e a série também não ganhou data de estreia.