Estrelado por Arnold Schwarzenegger, longa 'menos Stephen King' se distanciou bastante do livro original
Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 31/08/2021, às 13h10
Conhecido como Mestre do Horror, Stephen King escreveu livros icônicos de terror, assim como de suspense, drama e aventura. Por conta disso, Hollywood trabalhou com diversas adaptações das obras do autor, como no cinema. Afinal, qual dos filmes é o "menos Stephen King"?
De acordo com matéria do Cinema Blend, O Sobrevivente (1987), estrelado por Arnold Schwarzenegger, é o filme "menos Stephen King." O longa é uma adaptação do livro O Concorrente, lançado em maio de 1982. A produção cinematográfica conta com 66% de aprovação da crítica e 60% do público.
+++LEIA MAIS: Stephen King gostaria de escrever livro sobre Jason, de Sexta-Feira 13
O filme se passa no ano de 2019, época de um Estados Unidos totalitário, onde o programa de televisão favorito é The Running Man (este é o título oficial do livro e filme em inglês), competição na qual prisioneiros devem correr para a liberdade e evitar uma morte brutal. Como bode expiatório do governo, o presidiário Ben Richards (Schwarzenegger) tem a oportunidade de ser livre. O problema? O apresentador Damon Killian (Richard Dawson) não tem a menor intenção de deixá-lo escapar.
Por outro lado, o livro é um pouco diferente. O Concorrente se passa em 2025, ano no qual a população é obrigada a ter uma TV por lei. GratuiTV é o ópio de uma sociedade extremamente desigual, com programação dominada pelos reality shows perigosos, nos quais os participantes arriscam a vida.
+++LEIA MAIS: Por que Stephen King demorou para assistir Clube da Luta?
O protagonista tem em comum apenas o nome. Ben Richards é um desempregado desesperado para salvar a vida da filha, quem tem influenza, doença grave no futuro desse universo. O quadro dela piora a cada dia, além dos remédios serem bastante caros. Disposto ao sacrifício para curar a filha, Ben decide se candidatar a um dos realities e acaba selecionado para O Foragido, jogo de caçada no qual ninguém conseguiu sair vivo.
Como Cinema Blend apontou, O Sobrevivente passou por diversos diretores no desenvolvimento, mas os roteiristas foram os mesmos: Steven E. de Souza e o próprio Arnold Schwarzenegger. Segundo a matéria, quando o ator entrou no projeto, a ideia de fazer um filme próximo ao livro de Stephen King foi aos ares.
+++LEIA MAIS: Qual livro de Stephen King inspirou disco do Metallica? Kirk Hammett responde
Por exemplo, no especial Back To Bachman: Steven E. de Souza Remembers The Running Man, o roteirista lembra como nunca deu a Schwarzenegger uma cópia do livro quando o sugeriu para o projeto. Ou seja, o ator não teve nada do material, o qual teria ajudado na melhora da performance.
Ambas versões são sátiras, mas o filme blockbuster é uma sátira cartunesca, como o site explicou, porque é repleto de trajes amarelos e azuis vibrantes, e os Stalkers são vestidos como supervilões de quadrinhos. É um contraste gritante com a obra original, a qual é tão sombria e terrível quanto diversas outros histórias de Stephen King.
+++LEIA MAIS: Stephen King: Qual obra do escritor ganhou melhor adaptação para o cinema?
O Sobrevivente é o filme de King "menos Stephen King" porque Arnold Schwarzenegger dos anos 1980 é tudo o que os protagonistas criados pelo escritor não são. Segundo Cinema Blend, a tensão e o horror nas histórias do autor vêm da compreensão pessoal das vivências dos personagens, mesmo quando são extremas e sobrenaturais.
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!
Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"
Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada
Paul Mescal conhece seu doppelgänger: 'Isso é loucura'; veja
Paul Mescal não liga de conhecer Rei Charles: 'Sou irlandês, não está na lista de prioridades'
Denzel Washington confessa que causou 'verdadeiros problemas' após Malcolm X
O Casal Perfeito: Nicole Kidman revela reação do marido ao assistir à série