Atriz e ex-secretária da cultura, Regina Duarte usou as redes sociais para criticar o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro
Redação Publicado em 22/11/2021, às 15h22 - Atualizado às 15h25
O Dia da Consciência Negra aconteceu no sábado, 20 de novembro, como uma forma de representar a luta das populações negras contra a discriminação. Regina Duarte, contudo, criticou a data e o “vitimismo”, além de pedir um “Dia da Consciência Branca”.
Atriz e ex-secretária da cultura do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), Regina Duarte usou as redes sociais no domingo, 21 de novembro, para comentar a data. Criada em 2003, ela simboliza a importância da conscientização a respeito da relevância das populações negras enquanto responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade brasileira.
+++LEIA MAIS: Dia da Consciência Negra: 8 filmes com protagonismo negro para assistir [LISTA]
No entanto, Regina Duarte questionou por quanto tempo as pessoas irão se “vitimizar” por acontecimentos do passado. Em publicação no Instagram, escreveu: “Ontem foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda…? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas?”
A atriz continuou o questionamento: “Quando vamos parar de olhar para trás e enfrentar o hoje e nós olharmos com a coragem da cara limpa? Maduros, evoluídos, conscientes de nossa luta, irmanados em nossa capacidade, de sermos... Humanos? Simplesmente irmãos ?”
+++LEIA MAIS: Regina Duarte questiona eficácia da vacina contra a Covid-19
O texto foi publicado acompanhado de um vídeo clássico em que Morgan Freeman critica o Mês da Consciência Negra. Conforme explicou o site Cena Pop, durante a gravação, feita em 2005, o astro afirma que para acabar com o racismo é "necessário parar de falar sobre o assunto" — desde então, Freeman admitiu que mudou de opinião e, inclusive, compartilha conteúdo e discussões a respeito do racismo.
Após a publicação, diversos perfis criticaram Regina Duarte nas redes sociais. Os comentários do vídeo, inclusive, foram desativados.
Regina Duarte foi, durante dois meses, a secretária da Cultura do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). A atriz entrou na pasta em 4 de março de 2020, encarregada "pacificar" o embate entre a categoria dos artistas e a indústria cultural nacional com o governo atual.
A breve trajetória no cargo, contudo, foi toda marcada por polêmicas na pasta e em órgãos vinculados a secretaria. Um dos momentos marcantes foi uma entrevista de Duarte à CNN Brasil em que a artista relativizou a tortura no período de ditadura civil-militar e forçou o programa a ser encerrado abruptamente.
The Acolyte: Disney diz que desempenho "não foi suficiente" para justificar 2ª temporada
3ª e última temporada de What If...?, série da Marvel, estreia no Disney+
Stranger Things: Millie Bobby Brown faz discurso emocionante na despedida da série
Stranger Things encerra filmagens de sua 5ª e última temporada
Que horas estreia o 6º e último episódio da 1ª temporada de Duna: A Profecia?
Quando estreia o 3º episódio da série Dexter: Pecado Original?