Enquanto algumas teorias sobre Sandman seguem sendo especulações, outras já foram confirmadas pelo produtor Allan Heinberg
Pamela Malva
Publicado em 09/08/2022, às 19h00[Atenção: spoilers de Sandman abaixo]
Baseada em Preludes and Nocturnes e The Doll's House, os dois primeiros volumes das graphic novels escritas por Neil Gaiman, a primeira temporada de Sandman, da Netflix, tem feito um enorme sucesso desde que foi lançada. Agora, para quem já maratonou todos os episódios disponíveis, resta saber o que esperar da segunda temporada da produção.
Antes de falar sobre a continuação, entretanto, é importante lembrar os acontecimentos da primeira temporada, que foi dividida em duas partes diferentes. Os cinco primeiros episódios são uma adaptação de Preludes and Nocturnes, onde acompanhamos a prisão de Sonho (Tom Sturridge) por mais de um século, além de suas aventuras para reconstruir seu reino, após reconquistar sua rubi, a areia dos sonhos e seu capacete.
+++LEIA MAIS: Sandman é a série mais assistida da Netflix nos últimos dias, diz site
O sexto episódio da produção, então, é uma espécie de epílogo que nos apresenta o personagem imortal Hob Gadling, interpretado por Ferdinand Kingsley. Em seguida, os últimos quatro episódios são uma adaptação de The Doll's House, que nos apresenta Rose Walker (Vanesu Samunyai) e o bebê ainda sem nome de Lyta Hall (Razane Jammal), além de narrar o confronto final de Sonho com Coríntio (Boyd Holbrook).
Segundo o site ScreenRant, é essa mesma fórmula que a segunda temporada da série deve seguir, baseando-se em outros volumes das HQs escritas por Neil Gaiman. Dessa vez, entretanto, Sandman deve adaptar as duas narrativas mais famosas do universo de Sonho até hoje: Dream Country e The Season of Mists (ou Estação das Brumas, em português).
Dream Country é composta por quatro histórias independentes, incluindo Dream of A Thousand Cats e A Midsummer Night's Dream — o segundo, inclusive, se passa quando Morpheus conhece William Shakespeare, cena apresentada no episódio 6.
+++LEIA MAIS: Sandman: Por que série não se passa no Universo DC como as HQs? Neil Gaiman responde
Nesse sentido, acredita-se que o primeiro episódio da segunda temporada deve adaptar um dos contos de Dream Country, introduzindo a personagem Calíope. Uma das musas da Grécia Antiga, a mulher foi amante de Sonho há milhares de anos e é mãe de seu filho, Orfeu. Viva ainda nos dias atuais, ela precisa ser salva por Morpheus, o que pode gerar até mesmo um gancho para uma terceira temporada da série.
Já The Season of Mists narra a vingança de Lúcifer contra Sonho de maneira inesperada. O volume original ainda apresenta a versão de Gaiman dos deuses nórdicos Thor, Loki e Odin, e resolve a trama de Nada, a amante de Morpheus, que é banida para o Inferno por 10 mil anos.
+++LEIA MAIS: Sandman dos quadrinhos da DC Comics e Neil Gaiman às telas
Ainda de acordo com o ScreenRant, especula-se que a próxima temporada de Sandman deve contar com ainda mais protagonismo de Lucifer Morningstar (Gwendoline Christie). Isso porque, em The Season of Mists, o Demônio decide abandonar o Inferno e deixar as chaves de seu reino para Morpheus — uma narrativa bastante similar à trama da série Lúcifer, também da Netflix, protagonizada por Tom Ellis.
Por fim, The Season of Mists ainda revela o nome do bebê de Lyta Hall, que Sonho escolhe pessoalmente, enquanto apresenta mais dois membros da família dos Perpétuos, Destino e Delírio. Os irmãos, nesse sentido, podem aparecer em uma futura temporada procurando por Prodígio, seu irmão desaparecido.
+++LEIA MAIS: Sandman: Qual o melhor episódio da série da Netflix? Neil Gaiman responde
Em recente entrevista à Entertainment Weekly, o produtor e roteirista de Sandman, Allan Heinberg, revelou que a próxima temporada da série irá, de fato, adaptar os acontecimentos de Estação das Brumas, quarto arco dos quadrinhos escritos por Neil Gaiman.
“No fim do primeiro episódio [da segunda temporada], Sonho diz ao Matthew [Patton Oswalt] ‘estou indo ao Inferno e talvez não volte’”, revelou o produtor. “E o segundo começa com uma revanche entre Sonho e Lúcifer. É tão excitante! Estou ansioso para fazer algo totalmente diferente com o visual de Gwendoline. Não quero estragar as surpresas para quem não leu Estação das Brumas, mas é aqui que os problemas de Sonho realmente começam.”
+++LEIA MAIS: Neil Gaiman: 'Brasil foi o primeiro país a descobrir Sandman'
Durante a entrevista, o produtor ainda confirmou que a próxima temporada do show deve adaptar Um Jogo de Você. Quinto volume da HQ da Vertigo/DC Comics, a trama é focada na personagem Barbie, vivida inicialmente por Lily Travers.
Se pudermos fazer Um Jogo de Você, teríamos muitos personagens que não são nem humanos, são animais falantes e estou muito ansioso para conhecê-los”, disse Heinberg, pontuando que a segunda temporada de Sandman será “muito ambiciosa”.
Por fim, o roteirista confirmou a apresentação das personagens Wanda, Foxglove e Hazel, e mostrou-se animado com a possibilidade de representar divindades como Thor, Odin, Loki, Anubis, Bast, e Susano-o-no-Mikoto na produção. “Vai ser uma festa”, brincou.