Tramas adolescentes, dramas, comédia e todo o universo teen em produções icônicas. As séries estão disponíveis em serviços de streaming
Redação Publicado em 17/10/2021, às 12h00
O universo adolescente tem sido grandiosamente explorado em séries. As produções audiovisuais apostam em combinações icônicas de gêneros televisivos, trazendo variadas linguagens e tons à narrativa com suspense, terror, romance, comédia, ficção científica e mais.
Dramas, paixões, inseguranças, incertezas e todos os conflitos da juventude ganham novos significados a partir de narrativas adolescentes maduras e bem-construídas, as quais são transformadas em produções audiovisuais de alta qualidade - e a crítica prova isso.
Especialmente nos últimos anos com a chegada dos streamings como Netflix e Amazon Prime Video, que apostam em produções originais, títulos teens têm sido aclamados pela crítica por atender às expectativas e, até mesmo, surpreender positivamente pelo conteúdo muito bem-apresentado.
Devido à gama de opções teens espalhadas em tantos serviços de streamings, pode ser difícil encontrar uma opção certeira nas diferentes plataformas. Por essa razão, listamos seis séries adolescentes aclamadas pela crítica, segundo a avaliação no Rotten Tomatoes. Confira:
+++ LEIA MAIS: Sex Education: 4 curiosidades sobre Mimi Keene, a Ruby [LISTA]
Onde assistir? Star+
Leve, sensível, sincera e bem-construída: Love, Victor (2020) foi muito bem-recebida pela crítica, com a primeira temporada alcançando 95% de aprovação no Rotten Tomatoes. A série ganhou novos episódios em 2021 e já está renovada para uma terceira temporada.
A série original do Hulu é um spin-off do filme Com Amor, Simon. Ambientada na mesma escola do longa-metragem, o seriado aborda temas importantes como amor-próprio, processo de auto-conhecimento, e muito romance a partir das aventuras do protagonista Victor Salazar (Michael Cimino).
Onde assistir? HBO Max
Inspirada no livro Quem é Você, Alasca?, de John Green, a minissérie do Hulu soma 92% de aprovação crítica no Rotten Tomatoes. A produção acompanha o adolescente Miles Halter (Charlie Plummer), obcecado pelas últimas palavras de pessoas famosas.
+++LEIA MAIS: Sex Education: Os 4 melhores casais da série - Otis, Ruby, Eric e mais [LISTA]
Para sair da monotonia e comodidade, o jovem se aventura em uma nova escola: onde os aprendizados da adolescência serão mais intensos. Lá no internato Culver Creek, Miles conhece a independente, excêntrica e fascinante Alaska Young (Kristine Froseth), quem vai levá-lo às maiores aventuras da juventude. Juntos, vivenciam uma conexão sincera e profunda - que vai marcar a vida dos personagens para sempre.
Onde assistir? Netflix
Não apenas uma das favoritas do público, como da crítica também, com a primeira temporada somando 96% de aprovação no Rotten Tomatoes. Clássico título original Netflix, Sex Education acompanha a vida de Otis (Asa Butterfield), um adolescente sexualmente reprimido e filho de uma terapeuta sexual (Gillian Anderson).
Embora tenha uma linguagem adolescente e seja focada principalmente no cotidiano de jovens do Ensino Médio, a série é repleta de discussões urgentes com debates acerca de sexualidade, orientação sexual, sexo, amor-próprio, aceitação, assédio, entre outros temas importantíssimos.
Onde assistir? Amazon Prime Video
Um dos títulos teen mais icônicos dos últimos anos, Cruel Summer tem 93% de aprovação crítica no Rotten Tomatoes com a primeira temporada - novos episódios já estão confirmados para 2022. Com atmosfera perturbadora, a produção aposta em obsessão adolescente para construir história de suspense em que nada é o que parece.
+++LEIA MAIS: Sex Education: Filhos de Alistair Petriel, Mr. Groff, estão na série; veja
A série parte do aniversário de 15 anos da adolescente Jeanette Turner (Chiara Aurelia), quem parece ser mais uma jovem comum não-popular na pequena Skylin, uma tranquila cidade do Texas. Em três anos, Turner enfrenta uma montanha-russa: após o desaparecimento de Kate Wallis (Olivia Holt), ela decide viver a vida popular de Kate na tentativa de substituí-la, e posteriormente, vê-se envolvida no caso do sequestro.
Onde assistir? Amazon Prime Video
The Wilds é uma aposta adolescente do Amazon Prime Video, muito querida pelo público e aclamada pela crítica, com 92% de avaliação crítica no Rotten Tomatoes na primeira temporada. Os novos episódios, já confirmados, devem chegar em breve ao catálogo do streaming.
+++LEIA MAIS: Sex Education: Gillian Anderson proibiu filhos de assistirem à série
Ao acompanhar um grupo de oito adolescentes após uma queda de um avião, a série mostra os desafios dessas garotas em trabalharem em conjunto na luta pela sobrevivência ao se verem presas em uma ilha deserta. Mas, como um bom suspense, nada nessa história é esperado; a produção é repleta de reviravoltas.
Onde assistir? HBO Max
Criada por Crystal Moselle e baseada no filme da showrunner Skate Kitchen (2018), a série acompanha um grupo de cinco mulheres, que se tornam melhores amigas ao longo dos episódios da primeira temporada, com 97% de aprovação crítica no Rotten Tomatoes.
+++LEIA MAIS: Sex Education: Site sobre ‘ppk’ da 3ª temporada existe de verdade; veja
Todas as protagonistas são unidas por uma paixão em comum: o skate. Ambientada em Nova York, a série acompanha Kirt (Nina Moran), Janay (Dede Lovelace), Honeybear (Kabrina Adams), Camille (Rachelle Vinberg) e Indigo (Ajani Russel). As cinco embarcam em uma luta necessária para as mulheres se sentirem mais confortáveis nas pistas de skates da cidade - espaços majoritariamente ocupados por homens.
Com foco na amizade e esporte, a produção é leve, mas extremamente necessária por abordar diversas questões urgentes como feminismo, pautas LGBTQ+ e mais. As duas temporadas estão disponíveis no streaming.
Kate Winslet e Leonardo DiCaprio se reencontram e atriz se emociona
Amor da Minha Vida, nova série com Bruna Marquezine, estreia no Disney+
Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"
Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada
Paul Mescal conhece seu doppelgänger: 'Isso é loucura'; veja
Paul Mescal não liga de conhecer Rei Charles: 'Sou irlandês, não está na lista de prioridades'