Para concretizar o plano de fundir o Mundo Invertido ao mundo real, Vecna precisa matar quatro pessoas
Redação Publicado em 06/07/2022, às 10h57
[Atenção: o texto contém spoilers de Stranger Things 4]
Na quarta temporada de Stranger Things, série original Netflix criada por Matt e Ross Duffer, o público foi apresentado a um dos vilões mais medonhos e letais de todo seriado: Vecna, interpretado por Jamie Campbell Bower. Para conseguir fundir o mundo real com o Mundo Invertido, o personagem faz quatro vítimas ao todo, e a última foi Max (Sadie Sink).
+++LEIA MAIS: Stranger Things 4: Por que Vecna usa e idolatra aranhas?
Agora, os irmãos Duffer discutiram o motivo de Max ser escolhida como a quarta vítima de Vecna, e eles tomaram essa decisão bem cedo durante o processo criativo da quarta temporada da produção.
"Nós sempre soubemos [como ela seria a quarta vítima]. Quer dizer, nós discutimos o que exatamente queríamos fazer com Max, mas sabíamos como ela obviamente se colocaria em perigo real," explicaram os irmãos em entrevista ao Collider. "Estou tentando lembrar exatamente como chegamos onde chegamos com Max, mas foi bem cedo, acredito."
+++LEIA MAIS: Stranger Things: diretor artístico detalha como equipe chegou ao visual de Vecna
"Precisava ser Max. Porque ela foi marcada, e ela nunca se livrou dessa maldição. Ela apenas colocava um curativo," continuaram os Duffer. "Ela usava, efetivamente, a música de Kate Bush como uma armadura. Então foi muito cedo. Esse era o plano que ela iria remover essa armadura e se sacrificar para ajudar os amigos, para dar-lhes uma chance de matar Vecna."
Chapter 8. Papa. He's only one kill away.
— Stranger Things (@Stranger_Things) July 3, 2022
🎨 @billythebutcher pic.twitter.com/Qir0rVeL6y
Vecna, também conhecido como Henry Creel, é o principal vilão do primeiro volume da quarta temporada de Stranger Things. Teoria do Screen Rant indica possível inspiração do personagem em Doutor Manhattan - de Watchmen.
+++ LEIA MAIS: Stranger Things: Jamie Campbell Bower fez Millie Bobby Brown chorar no set
A primeira semelhança está nas visões de Creel, sempre relacionadas a um relógio, além da estranha obsessão pelo tempo. Em Watchmen, a passagem do tempo é ligada a Manhattan pela sua história de origem. O personagem deixou relógio de pulso atrás câmara de testes em um experimento, e ao tentar pegá-lo, ficou preso.
O episódio 7 da quarta temporada traz origem de Vecna, com algumas similaridades à história do Doutor. No filme Watchmen (2009), de Zack Snyder, o flashback com transformação do personagem tem até a mesma trilha sonora utilizada em Stranger Things.
+++ LEIA MAIS: Stranger Things 4: Will revelou fraqueza do vilão Vecna na 2ª temporada
A motivação dos personagens também é parecida. Enquanto Doutor Manhattan afirma estar preso no tempo - e carrega percepção diferente de outros humanos -, Vecna está preso ao tempo do Mundo Invertido.
Com tantos paralelos, não seria surpresa se Henry tivesse o mesmo destino do personagem da DC no volume 2 da penúltima temporada de Stranger Things - incluindo uma união entre U.R.S.S e Estados Unidos para derrotá-lo, como a Guerra Fria está presente nas duas produções.
+++LEIA MAIS: Stranger Things: Spotify mostra qual música salvaria você do Vecna; confira
Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"
Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada
Paul Mescal conhece seu doppelgänger: 'Isso é loucura'; veja
Paul Mescal não liga de conhecer Rei Charles: 'Sou irlandês, não está na lista de prioridades'
Denzel Washington confessa que causou 'verdadeiros problemas' após Malcolm X
O Casal Perfeito: Nicole Kidman revela reação do marido ao assistir à série