Primeiro episódio de The Last of Us foi bastante fiel ao jogo original, mas com diversas mudanças boas
Felipe Grutter Publicado em 17/01/2023, às 11h15
Baseada no jogo homônimo de 2013 desenvolvido pela Naughty Dog, a série de The Last of Us teve primeiro episódio, intitulado "Quando Estiver Perdido na Escuridão" e transmitido na HBO e HBO Max no último domingo, 15, com algumas semelhanças e diferenças em relação ao material original.
Assim como nos games, a série acompanha Joel (Pedro Pascal) no começo de uma pandemia do fungo Cordyceps, responsável por transformar humanos em algo parecido com zumbis. Então, 20 anos depois do surto, o protagonista conhece a garota Ellie (Bella Ramsey), e os dois são forçados a encarar circunstâncias brutais e assassinos implacáveis em uma jornada pelos Estados Unidos.
Veja, abaixo, as diferenças principais entre série da HBO e jogo original (a lista será atualizada na medida em que os episódios forem exibidos):
#TheLastOfUs opening credits. Streaming now on @HBOMax. pic.twitter.com/Y7z6pbj6KS
— The Last of Us (@TheLastofUsHBO) January 16, 2023
A primeira cena da série de The Last of Us não existe no jogo. Ela se passa em 1968 em um programa fictício de televisão, no qual o apresentador e convidados discutem pandemias causadas por vírus. Porém, um cientista menciona algo que poderia ser muito pior: fungos, como Candida, esporão-do-centeio, Cordyceps e Aspergillus.
+++LEIA MAIS: The Last of Us teria filme produzido por Sam Raimi em 2014: 'Maior e mais sexy'
Vale lembrar como esses fungos existem na vida real, mas nenhum consegue transformar humanos em zumbis - e agem em apenas alguns insetos, como formigas.
O começo do jogo se passa em setembro de 2013 e o salto temporal pula para 2033. Porém, o seriado começa em setembro de 2003, com o salto para 2023, mesmo ano no qual a produção é lançada. Durante mesa redonda com participação da Rolling Stone Brasil, Craig Mazin, um dos responsáveis pela adaptação, comentou essa mudança.
+++LEIA MAIS: The Last of Us e mais: os principais lançamentos de 2023 no streaming
"Foi algo sobre o qual conversamos desde o início. Se alguém me mostra uma série e vê que ela acontecerá daqui a 10 anos, ou 20, fico um pouco desconectado," afirmou o executivo. "Eu realmente gostei da ideia de dizer: 'Quando você assiste ao seriado, você está vendo este mundo que está acontecendo agora em paralelo ao nosso."
Isso poderia ser nós agora. E eu simplesmente amo essa ideia. E Neil [Druckman, criador do jogo envolvido na adaptação] disse: 'Sim, vamos fazer isso.'
"E não mudou muito. Apenas mudou um pouco sobre certos elementos da cultura pop. Qual era o tipo de telefone que temos? Que tipo de filmes estavam em cartaz? E fomos muito, muito cuidadosos," continuou Mazin. "Espero que ninguém ache erro para garantir que você não veja nada do que teria acontecido, mesmo em outubro de 2003. Porque acabou."
+++LEIA MAIS: The Last of Us: O que fez Pedro Pascal se apaixonar pelo papel de Joel?
Com o salto temporal, o público não vê como Joel está, mas a série mostra uma criança que anda até a Zona de Quarentena de Boston. Os guardas acolhem o garoto, mas realizam um teste para ver se ele não está infectado. Infelizmente, o menino estava com Cordyceps e os guardas precisaram matá-lo. Toda essa sequência não tem nos games.
Em seguida, em outra cena inédita, vemos Joel jogando cadáveres em uma grande fogueira - até que ele precisa carregar o garotinho até o fogo. Nesse momento, vemos como o personagem perdeu toda humanidade após ver a filha morrer e viver 20 anos no fim do mundo.
+++LEIA MAIS: The Last of Us: Como série respeita os games? Produtor responde
Além disso, Joel vai receber o salário (pago em cartões de mantimentos) e perguntar quais outros trabalhos têm para fazer dentro da Zona de Quarentena. Claro, ele decide pegar aquele que paga mais, no qual precisaria limpar o esgoto.
Os jogos mostram que Joel fez amizade com uma mulher chamada Tess, interpretada por Anna Torv na adaptação, com quem realiza trabalhos de contrabandista fora da Zona de Quarentena. Além disso, a obra original não fala se os dois são mais do que amigos - e deixam isso para o jogador decidir.
+++LEIA MAIS: The Last of Us custou mais que Game of Thrones; saiba quanto HBO investiu
Porém, diferente do jogo, a série mostra Tess indo dormir abraçada com Joel e dá a entender como eles vivem no mesmo apartamento. Quando acordam, Joel vê que Tess está com a cara cheia de machucados e se mostra disposto a se vingar contra os agressores. Antes disso, podemos ver, pela primeira vez, como ela arranjou esses machucados (e tudo por conta de Robert).
Além de agredir Tess, Robert roubou uma bateria de carro do casal (no jogo eram armas). Então, os dois partem atrás dele para recuperar o que é deles (ou receber o pagamento).
+++LEIA MAIS: The Last of Us: Atriz explica diferença entre atuar na série e no jogo
O primeiro contato do público com Ellie acontece um pouco antes na série. Por ser imune, ela está em uma espécie de detenção dos Vagalumes, porque acreditam que ela pode virar um zumbi. Porém, Marlene (Merle Dandridge), líder do grupo, tem um diálogo engraçado com a garota - e que não existiu nos games.
Agora que o caminho de Ellie e Marlene se cruza com Joel e Tess. Os Vagalumes acabaram entrando em confronto armado com Robert - e praticamente o esquadrão inteiro do grupo morreu, assim como Robert. Nos jogos, quem mata o personagem é Tess, que não consegue recuperar a arma. Na série, a bateria de carro quebrou.
+++LEIA MAIS: The Last of Us: Quem é Riley e por que Ellie ficou abalada ao ouvir o nome?
Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"
Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada
Paul Mescal conhece seu doppelgänger: 'Isso é loucura'; veja
Paul Mescal não liga de conhecer Rei Charles: 'Sou irlandês, não está na lista de prioridades'
Denzel Washington confessa que causou 'verdadeiros problemas' após Malcolm X
O Casal Perfeito: Nicole Kidman revela reação do marido ao assistir à série