- (Foto: Amy Sussman/Getty Images)
K-pop

Vocabulário K-POP: conheça os termos mais usados na indústria musical sul-coreana

Quer saber o que os fãs estão falando quando mencionam 'Bias' ou 'Sasaengs'? Confira

Aline Carlin Cordaro - @linecarlin Publicado em 17/09/2024, às 19h25

 

O K-pop foi um dos primeiros gêneros musicais a explorar o poder da internet para se conectar com fãs ao redor do mundo. Os grupos investem muito em conteúdo online, como videoclipes, performances ao vivo e interações nas redes sociais, o que contribuiu para a criação de uma base de fãs global extremamente engajada, e com uma linguagem própria.

Com o crescimento do gênero, vários artistas atingiram enorme sucesso nas plataformas digitais, acumulando bilhões de visualizações no YouTube, grupos como BTS, BLACKPINK e TWICE.

Que o K-pop já conquistou fãs no mundo inteiro não é novidade, mas para entender de verdade esse fenômeno global, é importante conhecer o vocabulário específico que gira em torno dessa cultura. Quer saber o que os fãs estão falando quando mencionam "Bias" ou "Sasaengs"?

Confira o glossário:

 


A origem do K-pop e a ascensão global

A história do K-pop começou lá nos anos 1980, quando o governo da Coreia do Sul decidiu apostar pesado na exportação da cultura local, incluindo música, filmes e séries. Mas foi só em 1992, com a apresentação do grupo Seo Taiji & Boys, que a coisa realmente explodiu. Eles misturaram influências ocidentais como o rap e o hip hop, e a partir daí a indústria do K-pop decolou de vez.

Empresas grandes como HYBE, JYP, YG e SM Entertainment começaram a lançar grupos que logo conquistaram o mundo. Nomes como BTS, BLACKPINK e TWICE viraram febre global, que dominam as paradas e ganham fãs em todos os cantos do planeta. 

 

 

 

 

 

 

Leia também

Primeiro episódio de Amor da Minha Vida será exibido nas redes sociais


Que horas estreia o 2º episódio de Duna: A Profecia, série derivada de Duna?


Kate Winslet e Leonardo DiCaprio se reencontram e atriz se emociona


Amor da Minha Vida, nova série com Bruna Marquezine, estreia no Disney+


Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"


Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada