Novo ano apresenta histórias mais interessantes e explora novos personagens em episódios difíceis de não maratonar; leia a crítica
Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 22/12/2023, às 11h15
Apesar de ser uma das produções recentes mais adoradas pelos fãs do Universo Cinematográfico da Marvel, What If...? não conseguiu me conquistar com a sua primeira temporada. Reinventando histórias já conhecidas dentro da franquia, como E se... a capitã Carter fosse a primeira Vingadora? e E se... o Doutor Estranho perdesse seu coração em vez das mãos?, a série optou por um caminho familiar e seguro que, tirando um ou outro episódio, me deixaram com a sensação de que a produção só havia sido feita para encher o catálogo do Disney+.
Porém, mesmo que já não devesse muita coisa para ninguém - além de um jornalista de entretenimento chato e, muitas vezes, exigente -, a primeira animação do Universo Cinematográfico da Marvel retorna ainda melhor, com histórias inéditas e muito mais interessantes, novos personagens e algumas surpresas, que farão os fãs agradecerem ao Disney+ por lançar os episódios da segunda temporada diariamente, como um belo presente de Natal.
+++LEIA MAIS: Segunda temporada de What If...?, animação da Marvel, estreia no Disney+
É claro que a nova temporada de What If...? não deixa de brincar com as possibilidades dentro do multiverso da franquia, mas a série, agora, está muito menos literal, por assim dizer, do que foi em seu primeiro ano. Por exemplo, não temos mais um mesmo enredo contado sob outra perspectiva, como em E se... T'Challa se tornasse o Senhor das Estrelas?, mas um gatilho para uma história totalmente nova, como no segundo episódio, E se... Peter Quill atacasse os maiores heróis da Terra?, em que Yondu cumpre com o trabalho para o qual foi contratado e entrega Peter Quill ao seu pai, o vilão Ego.
Além disso, os novos episódios não trabalham apenas com rostos já bastante conhecidos pelos fãs, mas dá a oportunidade de personagens menores brilharem sob os holofotes, como o rei T'Chaka, antigo Pantera Negra e pai de T'Challa; e Bill Foster, o Golias, que apareceu brevemente em Homem Formiga e Vespa (2018).
Porém, o mais interessante é a introdução de novos personagens, como é o caso de Kahhori, estrela do sexto episódio da nova temporada, E se... Kahhori remodelasse o mundo?. Além de ser um dos melhores da temporada, o capítulo traz a empolgante possibilidade de vermos, pela primeira vez, uma heróina saltar da animação para as produções live-action e não o contrário.
+++LEIA MAIS: Quais são os próximos lançamentos do Universo Cinematográfico da Marvel?
Digo que os fãs da franquia agradecerão ao Disney+ pela escolha de lançar os episódios diariamente e não semanalmente, como aconteceu na primeira temporada, porque, apesar de se tratar de uma antologia e um episódio não ter necessariamente conexão com o próximo, a vontade é de maratonar tudo de uma vez, como foi o caso deste jornalista.
Depois de tantas tragédias recentes no Universo Cinematográfico da Marvel, seja na frente das câmeras, com o lançamento do péssimo Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, ou nos bastidores, como o fracasso em bilheterias de As Marvels e a condenação e demissão de Jonathan Majors da franquia, a segunda temporada de What If...? vem como aquela luz no fim do túnel e nos faz acreditar que o que há de melhor na Marvel ainda existe e, aos poucos, ela deve se encontrar novamente.
Amor da Minha Vida, série com Bruna Marquezine, será exibida nas redes sociais
Que horas estreia o 2º episódio de Duna: A Profecia, série derivada de Duna?
Kate Winslet e Leonardo DiCaprio se reencontram e atriz se emociona
Amor da Minha Vida, nova série com Bruna Marquezine, estreia no Disney+
Produtores da Gullane defendem mistura entre música e cinema: "Reinventar a cultura brasileira"
Divertida Mente adota 'estilo The Office' em trailer de série derivada