Redação
Publicado em 04/02/2011, às 16h59 - Atualizado às 16h59Bob Dylan
The Bootleg Series Vol 9 – The Witmark Demos 1962-1964
Sony Music
Aos 20 anos e dono de um timbre peculiar, Bob Dylan ainda não sabia se conseguiria sobreviver como intérprete e gravou as próprias composições para que eventualmente pudesse cedê-las a outros artistas. Passados 48 anos, ele mudou a história da música pop (e da civilização, há quem jure) e 47 das suas gravações iniciais (propriedade das editoras Leeds Music e M. Witmark & Sons) são lançadas oficialmente. Apenas cinco delas haviam integrado a The Bootleg Series, iniciada em 1991, que agora chega ao seu nono e melhor volume. Tanto pela qualidade das composições quanto pela importância dos takes, que trazem registros ruidosos e abafados do cantor e violonista (além de gaiteiro e pianista ocasional), tocando sozinho, versões inacabadas de muitos dos clássicos que o imortalizariam. Estes valem a título de curiosidade, sem dúvida, mas o que realmente soma ao conjunto da obra são as canções mais obscuras, que, apesar de rudimentares, transbordam em sensibilidade country e ímpeto artístico, como a sequência que vai de “The Death of Emmett Till” a “Ballad of Hollis Brown”. Esta parece um protótipo de “Masters of War”, que também aparece, em versão assombrosa. O álbum é pesado, cheio de quinas e incrivelmente valioso, exatamente como um mármore bruto.
CARLOS MESSIAS