Redação
Publicado em 11/07/2011, às 15h39 - Atualizado às 15h40João Braga e Luís André do Prado
Pyxis
Dois livros esmiúçam os bastidores da moda no Brasil
Um dos problemas que atormentam a moda brasileira é a escassa bibliografia. Para dar um jeito na situação, o historiador João Braga uniu forças ao jornalista Luís André do Prado na elaboração de História da Moda no Brasil – Das Influências às Autorreferências. O livro erradica o errôneo pensamento da moda como algo sustentado pela futilidade. A partir de vasta pesquisa, a obra mostra a trajetória da atividade. Partindo do início do período republicano (1889), a pesquisa aponta a vital influência francesa. O caminho da moda é apresentado de forma detalhada sem cair no cansaço, contando com linguagem pouco rebuscada, além de entrevistas e ilustrações. Os principais nomes do meio são destacados e a obra investiga como a moda chegou a outras camadas sociais, deixando de estar relacionada apenas à elite. O livro ressalta como o setor alcançou a maturidade com o surgimento de escolas dedicadas à moda e também mostra a importância das Semanas de Moda, eventos que envolvem inúmeros profissionais e movimentam milhões. Já no âmbito mais mercadológico e menos histórico, outro lançamento relacionado ao tema chega às prateleiras: The Black Book of Fashion – Como Ganhar Dinheiro com Moda, de Jorge Faccioni. Este livro não é tão aprofundado, mas busca orientar empreendedores no que se refere ao universo financeiro – assim como outros setores, a moda sofre com interferências externas (guerra, crises etc.) e as alterações requerem uma nova forma de administrar os negócios. Serve como um guia simples e quase que didático (valendo-se, inclusive, de infográficos).
PATRÍCIA COLOMBO