Redação
Publicado em 07/06/2011, às 12h27 - Atualizado às 12h27Micael Herschmann
Estação das Letras e Cores / FAPERJ
Uma boa análise sobre as mudanças no mercado musical do Brasil e do mundo
Escrever um livro sobre as mudanças do mercado da música é sempre um risco. Os neófitos diriam que o problema está no suporte: o livro “caduca”. Já os saudosistas diriam que o registro do momento é importante. Mas no caso deste livro, de Micael Herschmann, doutor em comunicação pela UFRJ, neófitos e saudosistas devem ficar satisfeitos. Atua lizando artigos escritos desde 2007, Micael propõe três estágios de leitura sobre um assunto em constante mutação. Primeiro, sugere uma maneira mais ampla de estudar o assunto, juntando teorias da economia e da cultura: a bibliografia deve ajudar os interessados a se aprofundar. Depois, ele analisa as mudanças e as continuidades no mercado fonográfico, justificando o título do livro. E, por fim, lista alguns caminhos possíveis no mercado da música ao vivo e na intersecção desta com os videogames. Sem pretender ser definitivo, o livro é um bom apanhado de tudo que vem acontecendo no mercado fonográfico nos últimos, anos, com enfoque nas mudanças recentes ocorridas no Brasil.
RODRIGO LARIÚ