Redação
Publicado em 06/05/2010, às 11h12 - Atualizado às 11h12Cid Castro
Tinta Negra
Testemunha Privilegiada
Designer conta suas peripécias nos bastidores do maior festival brasileiro
Antes de qualquer coisa, Metendo o Pé na Lama é um livro autobiográfico. Não espere relatos com precisão jornalística ou passagens literárias, cheias de referências. É a vida do autor, Cid Castro, contada pelo próprio. Designer por profissão, Cid foi o criador do logotipo do já mítico Rock in Rio I. Desde a saída de Barra do Piraí, interior do estado do Rio de Janeiro, até a realização do festival, Cid escreve sobre sua vida, seus amores e seu trabalho e envolvimento com o festival. O texto é leve, de rápida leitura e expõe a transpiração de um designer para chegar ao logotipo perfeito: a imagem que vai traduzir um festival de dimensões gigantescas realizado num Brasil ainda submerso na ditadura militar e com a imagem desgastada no showbusiness mundial pelos calotes dados nas poucas bandas que aportaram por aqui anos anteriores. No capítulo mais extenso, com 100 páginas, Cid faz o relato diário do festival, falando dos shows dos inúmeros ícones do pop/rock nacionais e internacionais que compareceram ao evento. Lá ele, literalmente, meteu o pé na lama e aproveitou o rock and roll tanto quanto os pagantes.
POR MARCOS LAURO