A ascensão dos consoles retrô no Brasil: vale a pena adquirir um?
Saiba se vale a pena investir em consoles retrô, que têm ganhado cada vez mais popularidade no Brasil
Lucas Peçanha Publicado em 16/10/2024, às 16h00
Aqueles que já possuíram um Super Nintendo ou um Master System, por exemplo, com certeza já quiseram voltar no tempo e jogar seus jogos como se fosse a primeira vez. Memórias como assoprar um cartucho de algum jogo para fazê-lo rodar no videogame, jogar com seus amigos depois da escola e passar em uma locadora de games e escolher um (ou mais, quem sabe) para aproveitar o fim de semana jamais serão esquecidas pelos apaixonados pela décima arte.
De uns tempos para cá, as empresas começaram a se dedicar em relançar esses consoles retrô no mercado, porém com diversos jogos já inclusos na memória do aparelho. Dito isso, você pode estar se perguntando o porquê de adquirir um console retrô, sendo que os emuladores já fazem o papel de rodar esses jogos antigos em um computador. Pois bem, se você já teve a oportunidade de ter, ou apenas poder jogar em algum desses consoles mais antigos, deve saber que nada substitui a experiência de bater uma jogatina nos videogames originais. E muito disso se deve ao fator nostalgia que esses relançamentos nos oferecem.
Esses consoles retrô possuem outra vantagem bastante chamativa, principalmente para o povo brasileiro: o preço. Em comparação com os consoles da nova geração, ou até mesmo da passada, os retrô têm um preço bastante convidativo, principalmente pela quantidade de jogos já inclusos na memória.
Falando no catálogo de jogos desses relançamentos, podemos dizer, com certeza, que são bastante extensos. O Master System Evolution, por exemplo, possui 132 jogos na memória interna do console. Provavelmente há, sim, a chance de você não encontrar algum jogo muito querido nessas novas versões, mas ainda haverá uma enorme galeria ao seu dispor.
Uma junção de nostalgia e praticidade, esses consoles retrô são a opção perfeita para quem deseja relembrar os momentos marcantes da infância e da adolescência, e também são excelentes chamativos para os colecionadores de plantão.
Pois bem, caso você tenha se interessado em adquirir um desses consoles, listamos abaixo três opções muito bacanas para você. Confira logo abaixo:
O console de maior sucesso dos anos 80, o Master System Evolution vem maravilhosamente bem acompanhado de 132 jogos na memória e dois controles, além de ter tradução para o português, para a alegria dos brasileiros.
O Super NES Classic Edition garante entretenimento diário com desafios para jogadores novatos e especialistas. Com 512 MB de armazenamento, processador de 4 núcleos e gráficos dinâmicos, oferece uma experiência de jogo fluida em alta definição. Possui porta USB e saída HDMI para conectar acessórios e carregar o controle durante o jogo.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Rolling Stone pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade