- Capas dos discos (imagens: Divulgação)
Clássicos

10 discos nacionais que completam 10 anos em 2024 [LISTA]

2014 foi um ano cheio de lançamentos incríveis para a música brasileira, separamos 10 entre Racionais Mc's, Silva, Anelis Assumpção e mais

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 24/01/2024, às 08h00

2014 foi um ano de grandes lançamentos no mercado fonográfico brasileiro. Entre veteranos e novos nomes na cena, separamos dez lançamentos que completam uma década em 2024.

Gêneros como o rock, o rap e o MPB, vários gêneros foram contemplados entre os lançamentos deste ano. Alguns, como a Banda do Mar, fizeram barulho com suas melodias e, desde então, não temos notícias de outros lançamentos — apesar de não perdermos as esperanças. Outros, como os Titãs e os Racionais MC’s, nomes consagrados, lançaram discos que se transformaram em clássicos instantâneos. Veja a lista completa.

+++LEIA MAIS: 10 discos internacionais que completam 10 anos em 2024

Titãs - Nheengatu

Nheengatu é o nome é uma língua indígena da família tupi-guarani . Esse foi o nome escolhido pelos Titãs para batizar o 18º álbum da banda. Inspirados pelo conturbado contexto do Brasil à época do lançamento, os roqueiros usaram uma ilustração da Torre de Babel para traduzir os sentimentos provocados pelo momento do país.

Faixas de destaque: “Fardado” e “Chegada Ao Brasil (Terra À Vista)

Banda do Mar - Banda do Mar

Banda do Mar foi o nome dado ao projeto que uniu Marcelo Camelo, Mallu Magalhães e Fred Pinto Ferreira. O trio lança em 2014 o seu primeiro disco — e único, até agora. Com 12 faixas, Camelo e Magalhães se dividem nos vocais de canções que variam entre melodias mais tranquilas e levadas mais agitadas que, mesmo com uma década de lançamento, seguem muito atuais.

Faixas de destaque: “Mais Ninguém” e “Dia Clarear

+++LEIA MAIS: 5 vezes em que Dave Grohl se mostrou o cara mais legal do rock [LISTA]

Silva - Vista pro Mar

Vista pro Mar foi o segundo álbum de estúdio de Silva. O capixaba nos apresenta 11 faixas com sonoridade particular, o cantor mescla toques de melancolia e mostra os primeiros sinais do Silva que viria estourar para todo o Brasil algum tempo depois. Também é preciso destacar a energia solar presente no disco.

Faixas de destaque: “É Preciso Dizer” e “Entardecer

Nação Zumbi - Nação Zumbi

O álbum autointitulado do Nação Zumbi marcou o primeiro lançamento da banda desde Fome de Tudo (2007) — sem contar o álbum ao vivo de 2012 e o projeto em parceria com Mundo Livre SA. Ao longo das faixas, o pop e o rock se fundem com o manguebeat do qual são precursores. O resultado ousado não poderia ser melhor.

Faixas de destaque: “Um Sonho” e “A Melhor Hora da Praia

+++LEIA MAIS: Led Zeppelin: 6 curiosidades sobre o álbum de estreia da banda [LISTA]

Alice Caymmi - Rainha dos Raios

Em seu segundo álbum, Alice Caymmi se mostra uma cantora madura e segura de sua arte. Com uma sonoridade potente, a artista ousa com regravações de Mc Marcinho e Maysa, adicionando sua própria personalidade. Temos aqui um disco com brasilidade pulsante. 

Faixas de destaque: “Princesa” e “Como Vês

Juçara Marçal - Encarnado

Juçara Marçal brinca com diferentes sonoridades ao longo de Encarnado. A produção do disco é assinado pelo parceiro do Metá Metá, Kiko Dinucci, repetindo no projeto solo a parceria que já funciona tão bem no grupo. Os poemas cantados por ela são sentimentais e profundos, não é à toa que foi considerado um dos melhores de 2014.

Faixas de destaque: “Velho Amarelo” e “Ciranda do Aborto

+++LEIA MAIS: Barack Obama revela suas músicas favoritas de 2023 [LISTA]

Criolo - Convoque Seu Buda

Convoque Seu Buda pode ser visto como uma continuação do Nó na Orelha, primeiro disco de Criolo, mas aqui o artista eleva o nível. Com produção de Daniel Ganjaman, Guilherme Held e Marcelo Cabral, ouvimos músicas influenciadas pelo momento pelo qual o Brasil passava. Muita reflexão, embalada por uma musicalidade de primeira qualidade.

Faixas de destaque: “Convoque Seu Buda” e “Cartão de Visita

Racionais MCs - Cores e Valores

Não e segredo para ninguém o impacto e a importância dos Racionais MC’s para a música brasileira, em Cores e Valores o grupo se reúne para o primeiro disco de inéditas em mais de uma década. Também é possível ver uma nova assinatura estilística no álbum, com canções mais curtas e a experimentação de estilos como o trap e o neo soul.

Faixas de destaque: “Preto Zica” e “Quanto Vale o Show

+++LEIA MAIS: Os melhores filmes de 2023, segundo Barack Obama [LISTA]

Anelis Assumpção – Anelis Assumpção e Os Amigos Imaginários

A cantora e compositora Anelis Assumpção entrega nesse disco uma pegada pop cheia de personalidade. Ela brinca com gêneros como o rock, o reggae e o hip hop em suas composições, tudo muito bem feito. A artista cria uma atmosfera envolvente e nos faz querer ser um de seus amigos imaginários. 

Faixas de destaque: “Inconcluso” e “Eu Gosto Assim

O Terno – O Terno

O trio paulistano ganha aqui a densidade que vamos encontrar nos trabalhos seguintes. O disco autointitulado é cheio de personalidade e musicalmente falando, é feito com maestria. Melodias e letras bem trabalhadas mostram uma banda mais madura do que a que conhecemos no primeiro trabalho, mas igualmente comprometida com a música. 

Faixas de destaque: “Ai, Ai, Como Eu Me Iludo” e “Eu Confesso

+++LEIA MAIS: Os 72 filmes mais populares no Letterboxd, de Barbie a Parasita [LISTA]

Titãs Criolo Racionais MC's 2024 o terno silva nação zumbi alice caymmi juçara marçal 2014 anelis assumpção banda do mar discos nacionais

Leia também

Obra inédita de Mozart é descoberta em Leipzig, Alemanha; entenda


Caio Luccas lança novo álbum pouco antes de cantar no Rock in Rio: 'Recorte de altos e baixos da minha vida'


"Não há dúvida de que as pessoas estão amando", diz Joss Stone sobre shows no Brasil


Literal, Joss Stone não queria celebrar 20 anos de carreira no 21º ano: "Não conseguiria"


Joss Stone traz celebração de 20 anos de carreira para o Brasil: "Crescemos juntos"


Gwen Stefani anuncia primeiro álbum solo após sete anos