O décimo álbum de Taylor Swift é o maior mistério no mundo da música no momento. Confira o que ainda não sabemos sobre o novo trabalho da estrela pop
Emanuela Lemes (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 02/09/2022, às 15h10
Taylor Swift parece não tirar férias. Após vencer a principal categoria do VMA 2022 (Clipe do Ano) na noite do último domingo, 28, a cantora anunciou capa, título e data de lançamento de seu próximo disco de estúdio.
Achei que seria um momento divertido dizer a vocês que meu novo álbum será lançado em 21 de outubro. E eu vou te contar mais à meia-noite.
+++ LEIA MAIS: VMA 2022: Veja os vencedores da premiação da MTV [LISTA]
No VMA, a cantora levou prêmio de Clipe do Ano pela versão cinematográfica de "All Too Well." Ela concorria com grandes nomes do pop, como Doja Cat, Drake, Ed Sheeran, Harry Styles, Lil Nas X, Jack Harlow e Olivia Rodrigo. Midnights é o primeiro projeto dela após os sucessos de crítica e público de folklore (2020) e evermore (2020).
Após o anúncio da cantora, o relógio se tornou o maior inimigo dos swifters. É como se cada dia valesse por 2 anos de espera. Midnights é o maior mistério no mundo da música no momento, e tudo que os fãs podem fazer é fazer perguntas.
+++ LEIA MAIS: Taylor Swift anuncia Midnights, 10º disco de estúdio, após VMA
Que tolice imaginar que 'agosto escapou como uma garrafa de vinho', como a própria disse em "august". Ao invés disso, Taylor Swift aproveitou o mês para dilacerar ainda mais toda a poesia oculta nas desilusões e decepções da estrada que chamamos de vida.
A estrela pop cronometrou a revelação de seu álbum para [quase] exatamente cinco anos depois de anunciar Reputation (2017) e definitivamente não perderá nenhuma oportunidade de referenciar ou dar dicas sobre o novo projeto. A Rolling Stone Brasil listou 10 perguntas ainda sem resposta sobre Midnights, e neste meio-tempo, me encontre à meia-noite:
A pergunta que jamais foi respondida: por que Taylor Swift adora tornar a sua obra em um enigma complexo? Não é preciso esforço para que a artista levante tantas perguntas sobre o seu trabalho e deixe os fãs extremamente intrigados.
Durante o processo de composição de Midnights, Taylor não esteve sob os olhares do público e da imprensa por um período, apesar da rara aparição pública em junho, no Tribeca Film Festival, para apresentar a versão curta-metragem de 10 minutos de "All Too Well," estrelado por Dylan O’Brien e Sadie Sink e escrito e dirigido pela cantora.
+++ LEIA MAIS: Phoebe Bridgers chorou ao gravar música para Red Taylor’s Version
Após o anúncio do novo disco durante o Video Music Awards (VMA's) 2022, a cantora logo publicou nas redes sociais uma descrição real do que, de fato, o horário 12h a.m significa para todos, inclusive para a estrela pop. E no fim, nos restam mais perguntas, inclusive sobre “noites sem dormir”. Será que Taylor Swift dorme?
Nós ficamos acordados no amor e no medo, no tumulto e nas lágrimas. Olhamos para as paredes e bebemos até que eles respondam. Nós torcemos em nossas próprias gaiolas e rezamos para que não estejamos – neste minuto – prestes a cometer algum erro fatal que altere a vida.
Esta é uma coleção de músicas escritas no meio da noite, uma jornada através de terrores e doces sonhos. Os andares que andamos e os demônios que enfrentamos. Para todos nós que nos reviramos e decidimos manter as lanternas acesas e sair procurando – esperando que talvez, quando o relógio bater meia-noite... nos encontremos.
Midnights, the stories of 13 sleepless nights scattered throughout my life, will be out October 21. Meet me at midnight.
— Taylor Swift (@taylorswift13) August 29, 2022
Pre-order now: https://t.co/jjqUNkphuG pic.twitter.com/Fh96zK8vro
Exatamente dez anos (e um dia) depois de Red (2012), Midnights já estará disponível para o mundo. O que nos leva a acreditar que o mês de outubro seja, de fato, algo especial para Taylor Swift, considerando que este é seu primeiro álbum lançado em outubro desde 1989 (2014).
+++ LEIA MAIS: Crepúsculo: por que Taylor Swift não fez parte dos filmes? Diretor responde
As quatro capas diferentes para as edições de vinil e CD: Blood Moon, Jade Green, Mahogany e Midnight Blue, além da capa oficial, trazem Taylor Swift com um toque dos anos 1970 e alguns itens 'nada aleatórios'.
Em uma das imagens, a cantora está com um isqueiro, mas por quê? Taylor Swift não fuma e nunca canta sobre cigarros, embora às vezes sinta cheiro de fumaça depois de um incêndio emocional, como em “Daylight” ou “Cardigan”. Mas ela tem dois cinzeiros sobre a mesa, além de uma foto emoldurada de duas pessoas. Esta é 'apenas mais uma imagem para queimar'?
Midnights será um único LP de vinil, com cerca de 22 minutos por lado, o que também é algo inédito no universo Taylor Swift. Enquanto folklore (2020), evermore (2020) e Lover (2019) tinham uma hora de duração e Red (2012) foi de 56 minutos.
O único álbum que ela já lançou em vinil (desde sua estreia) é 1989 (2014), que tem 48 minutos. No entanto, já sabemos que Taylor gosta de lançar uma hora de música de cada vez – essa é sua zona de conforto.
Caso você não conheça detalhes sobre a obra musical de Taylor Swift, devo dizer que é impossível não ter, ao menos, uma canção que lhe desperte qualquer um dos sentimentos citados. Então prepare-se: se há algo que sabemos com certeza sobre Midnights, é que as pessoas serão destruídas.
Os swifters sabem como Taylor Swift adora a calada da noite para dizer algo especial, especialmente meia-noite. É quando ela deseja ter mais no "New Year's Day", após ser pega em “Style”, ou quando ela toma café da manhã em “22”.
+++ LEIA MAIS: Taylor Swift: O que cantora achou do novo disco do The 1975? Matty Healy responde
A ponte perfeita que mostra exatamente a relação da estrela pop com a meia-noite está em “The Last Great American Dynasty”, no momento em que Rebekah caminha pela praia à noite. É o único momento da música em que a personagem está sozinha e fala abertamente sobre o sentimento de vazio. Midnights parece pronto para ir mais fundo nesse tipo de solidão.
Com os últimos lançamentos de Taylor Swift, críticos e fãs esperavam uma nova remasterização para este ano. O mistério era saber qual dos álbuns seriam regravados em Taylor's Version: Speak Now (2010) ou 1989 (2014)?
Em maio, a cantora divulgou "This Love (Taylor's Version)", refazendo a balada de 1989 (2014). No mesmo dia, adicionou “The Old Taylor Collection” à sua loja, com produtos de ambos os álbuns. Seria apenas uma pista falsa ou há algo que ainda não conseguimos decifrar?
+++ LEIA MAIS: Como meme da Taylor Swift inspirou Thor: Amor e Trovão?
Jack Antonoff e Aaron Dessner são como irmãos mais velhos para os swifters. A dupla de colaboradores é quem auxilia Taylor Swift a colocar em prática seus projetos mais profundos e até então, a cantora não disse uma palavra sobre produtores, ou se ela vai continuar trabalhando com seus dois colaboradores de confiança.
Mas uma coisa nós sabemos: Taylor Swift é exigente, e quando ela encontra uma conexão com alguém, não é o tipo de laço que ela abandona com facilidade, a não ser que a machuquem.
+++ LEIA MAIS: Lover de Taylor Swift é o disco feminino mais ouvido do Spotify
Taylor Swift escreveu as melhores músicas de sua carreira (até agora) com folklore (2020) e evermore (2020), onde pôde mergulhar em um âmbito mais profundo e sentimental na música, sem amarras ou exigências comerciais da indústria. Em junho, lançou uma nova balada folclórica: “Carolina”, do filme Um Lugar Bem Longe Daqui (2022).
O tempo dirá se “Carolina” foi sua despedida da era folkmore, ou apenas uma ponte para seu próximo álbum de synth-pop. Mas analisando friamente: Taylor Swift fará três álbuns seguidos com o mesmo tema musical, apenas por que as pessoas estão implorando? Isso não tem muito o Style de Taylor.
Apenas pela descrição do álbum, pode-se prever que Midnights está repleto de insônias noturnas e não teremos muitas canções para vibrar de alegria. No entanto, vale ressaltar que seus álbuns cottagecore foram inspirados pela pandemia, ou seja, Swift escreveu essas músicas sabendo que não as tocaria em estádios cheios de confetes e dançarinos.
A cena será diferente em 2023, e se ela está planejando fazer uma turnê, definitivamente Taylor Swift terá novas músicas pop em estádios, ainda mais pela força que a era Lover (2019) ganhou recentemente, intitulado como o álbum de maior sucesso e streaming a cada semana.
A cantora adora manter as pessoas adivinhando seu próximo passo, e adora ainda mais quando todos falhamos. Tão casualmente cruel, Taylor Swift já está querendo destruir vidas com o próximo álbum e ainda nem sabemos o que esperar de Midnights.
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais
Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo
Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up
Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”