O One Direction continua como uma das boy bands mais icônicas da história - mesmo em hiato desde 2016
Isabela Guiduci Publicado em 23/07/2021, às 17h01
No dia 23 de julho de 2010, Harry Styles, Louis Tomlinson, Liam Payne, Niall Horan e Zayn Malik, após serem eliminados do programa The X-Factor UK enquanto artistas solos, receberam uma ‘segunda chance’ do jurado Simon Cowell, que os juntou em uma banda para os cinco continuarem na competição - e logo, formaram o One Direction: uma boy band que mudaria a geração.
Embora não sejam os vencedores desta edição do programa e tenham terminado na terceira posição do pódio, o One Direction tinha um nome enorme na Inglaterra, situação inédita para uma participação no X-Factor. O fenômeno da boy band começou antes mesmo do início da etapa das apresentações ao vivo - fase na qual a responsabilidade de decidir quem continua na competição é do público.
Em março de 2015, Zayn Malik anunciou estar saindo da boy band. Em agosto do mesmo ano, o grupo decidiu que entraria em hiato a partir de 2016 - e, desde então, os integrantes não fizeram alguma reunião e nem voltaram às atividades enquanto banda.
Cinco anos e seis meses de carreira foram o suficiente para reviver o formato das boy bands, conquistar fãs ao redor do mundo, somar números incríveis, ser dono de 412 prêmios e primeiro lugar nas paradas musicais, além de ser reconhecido como um dos principais grupos da história da pop music.
Os cinco álbuns da carreira foram lançados sequencialmente em cinco anos até o anúncio do hiato. Começaram com Up All Night em novembro de 2011 e todos os discos seguintes vieram no mesmo mês, portanto, Take Me Home (2012), Midnight Memories (2013), Four (2014) e Made in the A.M. (2015).
É inegável a potência do grupo e os números, fãs, prêmios e streams confirmam isso. Para comemorar os 11 anos do One Direction, listamos 11 hits da banda que marcaram a música pop - e são sucessos até os dias atuais, mesmo com a banda em hiato desde 2016. Confira:
+++LEIA MAIS: Tudo o que aconteceu no One Direction após a saída de Zayn Malik
Em novembro de 2011, o One Direction compartilhou com o público o primeiro disco da carreira, o Up All Night. Nele, está o hit “What Makes You Beautiful”, o responsável por impulsionar os momentos iniciais da boy band e torná-la reconhecida mundialmente. Hoje, o videoclipe oficial da faixa soma mais de 1 bilhão de visualizações no YouTube.
"One Thing" é o terceiro single do Up All Night (2011), e ganhou um vídeo oficial em janeiro de 2012. Assim como "What Makes You Beautiful", ocupou as paradas musicais, rádios e programas de televisão de todo o mundo - também foi uma das canções mais importantes para impulsionar a carreira do grupo.
+++LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 curiosidades sobre o disco indicado de Harry Styles, Fine Line
Desacelerando o pop costumeiro, a boy band apostou no single intimista composto por Ed Sheeran, "Little Things", faixa de Take Me Home (2012). A música de lírica sensível, o videoclipe em preto e branco, e a suavidade vocal dos cantores fez com que a música se tornasse uma das principais da carreira da banda.
Clipe engraçado, coreografia ensaiada, música pop animada: "Live While We're Young" é um grande hit dançante da boy band, também presente em Take Me Home. O vídeo da faixa no YouTube tem quase 700 milhões de visualizações.
+++LEIA MAIS: Quem odeia quem no One Direction: tretas, indiretas e sumiço
Em novembro de 2013, a banda divulgou o terceiro disco, Midnight Memories, que tinha como single “Story of My Life”. Atualmente é o terceiro videoclipe mais assistido do canal da banda no YouTube com mais de 900 milhões de visualizações.
Ainda de Midnight Memories, outro hit grandioso é o single "Best Song Ever", além dos grandes números no clipe - mais de 700 milhões de visualizações no YouTube -, o vídeo é um dos mais divertidos da banda, mostrando singularidades de cada um dos integrantes.
+++LEIA MAIS: One Direction terá reunião? Niall Horan responde
Uma canção mais 'madura' em relação à discografia do One Direction, "You and I", single de Midnight Memories, trouxe destaque para as vozes de todos os integrantes. Com uma melodia envolvente e sensível, a faixa reflete um novo momento do então, na época, jovem grupo.
Chegamos ao quarto disco da banda, Four (2014), e último com Zayn Malik. Um dos clipes mais queridos pelos fãs - e público em geral -, "Night Changes" traz cenas protagonizadas por cada um dos integrantes enquanto a divertida música embala as aventuras de cada um. A canção está em terceiro lugar entre as mais ouvidas da banda no Spotify.
+++LEIA MAIS: 6 músicas para entender a carreira solo de Zayn
As músicas mais dançantes do One Direction parecem ganhar o coração do público. É o caso de "Steal My Girl", outro single de Four (2014), que também é um grande sucesso da discografia do grupo. A faixa ocupa o quinto lugar das mais ouvidas da banda no Spotify.
Segundo clipe mais assistido do YouTube do One Direction com quase 1 bilhão de visualizações, "Drag Me Down" é um enorme sucesso do grupo e o primeiro single sem a voz de Zayn Malik.
+++LEIA MAIS: 4 recordes incríveis que Harry Styles conquistou com Fine Line, disco de 2019 [LISTA]
Já em clima de despedida, "Perfect" integra o último disco da banda, Made in the A.M. (2015), totalmente criado sem Zayn Malik. O quinto álbum é, certamente, o mais maduro em sonoridade, vozes e lírica - e, além disso, é um dos mais queridos pelo grande público.
+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show
Brisa Flow fala sobre presença em festivais nos últimos anos: 'Resultado de muito trabalho'