Considerado o maior jogador da história do futebol, Pelé virou ícone da cultura brasileira e recebeu inúmeras dedicações na música ao longo dos anos
Redação Publicado em 29/12/2022, às 16h30 - Atualizado em 30/12/2022, às 18h02
Além de conquistar três Copas do Mundo com a Seleção Brasileira, Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé, virou um grande ícone na sociedade brasileira - e foi referenciado em diversas músicas.
Ao longo da carreira no futebol, além dos títulos em Copa do Mundo, Pelé fez mais de mil gols enquanto encantou o Brasil e o mundo como atacante do Santos - e se aposentar após atuar pelo Cosmos, de Nova York, Estados Unidos. Com todo destaque e fama, isso rendeu ao ex-atleta algumas exaltações em músicas. Veja abaixo (via Esquina Musical):
+++LEIA MAIS: Pelé é internado em São Paulo com insuficiência cardíaca e inchaço
Com apenas 21 anos e uma Copa do Mundo, Pelé foi exaltado em música composta por Wilson Batista, Luiz Wanderley e Jorge de Castro, intitulada "Rei Pelé." Vale lembrar como o icônico jogador de futebol leva o apelido colocado no título da canção até hoje, porque é considerado o melhor da história do esporte mais popular do planeta.
Sim, a música de Gilberto Gil tem esse nome porque é dedicada a Afonsinho, lendário meio-campista do Fluminense, do Rio de Janeiro. No entanto, o cantor não deixa de homenagear Pelé e Tostão, jogador do Cruzeiro na época. Vale lembrar como eles dois foram peças fundamentais para a conquista da terceira Copa do Mundo do Brasil, em 1970.
+++LEIA MAIS: Pelé procurou Gabriel, o Pensador para gravar música sobre ‘bundalização’
Quando se aposentou, Pelé fez discurso emocionante nos Estados Unidos - e uma das partes mais emblemáticas foi quando ele disse: "Love, Love, Love." Caetano Veloso decidiu pegar a repetição dessa palavra em inglês para homenagear o ex-atleta.
Meu amor, te quero
Pelo mundo inteiro eu espero
A visão que comove
Pelé disse
Love, love, love
Assim como fez Gilberto Gil, Chico Buarque homenageou em "O Futebol," de 1989, alguns dos principais nomes do futebol naquele período: Didi, Mané, Pelé e Canhoteiro. "Para estufar esse filó
Como eu sonhei / Só / Se eu fosse o Rei / Para tirar efeito igual ao jogador / Qual compositor / Para aplicar uma firula exata, que pintor / Para emplacar em que pinacoteca, nega / Pintura mais fundamental / Que um chute a gol / Com precisão / De flecha e folha seca," canta.
Mesmo sendo torcedor ávido do Flamengo, Jorge Ben Jor exaltou o maior jogador de futebol do mundo, que nunca atuou pelo time carioca. A letra de "O Nome do Rei É Pelé" exalta todas as qualidades que Pelé tinha como atacante.
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo