Metallica ultrapassou um bilhão de visualizações em videoclipe no YouTube - mas há vários rocks clássicos que alcançaram esse marco histórico
Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 02/08/2021, às 16h15 - Atualizado em 13/07/2022, às 09h00
Uma das bandas mais conhecidas do heavy metal, o Metallica ultrapassou, pela primeira vez, um bilhão de visualizações em um videoclipe no YouTube em outubro de 2021. Entre tantos sucessos, o clipe de "Nothing Else Matters" foi o responsável por atingir o marco.
No entanto, esse está longe de ser o único single a conquistar essa marca. Em comemoração ao Dia do Rock, que acontece nesta quarta, 13, confira outros seis clipes de rock clássicos que alcançaram mais de um bilhão de visualizações no YouTube:
+++ LEIA MAIS: Rolling Stones salvaram o Metallica do fim, revela Lars Ulrich
Filmado na cidade de Praga, República Tcheca, em junho de 2003, o clipe de “Numb” é um enorme sucesso do Linkin Park, chegando a 1,6 bilhão de visualizações no YouTube. O vídeo dirigido pelo DJ Joe Hahn também ganhou o prêmio de Melhor Videoclipe Internacional na MTV Video Music Brasil em 2004 e conquistou aclamação da crítica e público.
"November Rain," dos Guns N' Roses, tem um videoclipe inspirado no conto Without You, de Del James. Com orçamento de US$ 1,5 milhão, em 2018, o clipe se tornou o primeiro vídeo dos primórdios do YouTube a superar um bilhão de visualizações. Atualmente, possui 1,6 bilhão de views.
+++ LEIA MAIS: 'Muito apropriada para os tempos,' diz Kirk Hammett sobre novas músicas do Metallica
Considerado extremamente inovador para a época, o clipe de "Bohemian Rhapsody" foi lançado em 1975, dirigido por Bruce Gowers e teve um orçamento de aproximadamente R$ 32 mil. Foi o primeiro vídeo de uma música dos anos 1990 a ultrapassar um bilhão de views no Youtube e, atualmente, conta com 1,3 bilhão de visualizações.
Responsável por render ao Nirvana o prêmio de Melhor Vídeo Alternativo no MTV Video Music Awards de 1992, o clipe de "Smells Like Teen Spirit" foi bem recebido pela crítica e público. David Fricke, da Rolling Stone EUA, disse que o vídeo é como "o maior show que poderia imaginar,” o qual conta com 1,3 bilhão de views.
+++ LEIA MAIS: Quanto o Queen ganha por Bohemian Rhapsody?
Um clássico dos Guns N' Roses, o videoclipe de "Sweet Child O' Mine" foi o primeiro dos anos 1980 a chegar ao marco de mais de um bilhão de reproduções no YouTube. O clipe do terceiro single do álbum de estreia do grupo, Appetite for Destruction (1987), tem duas versões - sendo a versão quase toda em preto e branco a mais assistida.
Gravada para o álbum de estreia do Linkin Park, Hybrid Theory (2000), "In The End" conta com um clipe dirigido pelo DJ Joe Hahn e por Nathan Cox, o qual atingiu a marca de 1,2 bilhão de reproduções. O vídeo foi lançado em 2002, mas só chegou ao YouTube em 2009.
Dirigido por Wayne Isham, "It's My Life" apresenta Will Estes como Tommy e Shiri Appleby como Gina, protagonistas do vídeo. O clipe mostra Tommy correndo pelas ruas de Los Angeles após receber uma ligação de Gina. O vídeo foi inspirado no filme Corra, Lola, Corra (1998) e é o mais visto do Bon Jovi no YouTube.
Segundo o Blabbermouth, o clipe de "Nothing Else Matters" foi dirigido por Adam Dubin e lançado em outubro de 2009. É composto por cenas do documentário Um ano e meio na vida do Metallica (1992), das quais se destaca uma na qual Lars Ulrich atira dardos em um pôster de Kip Winger, vocalista do Winger.
"Thunderstruck" foi dirigido por David Mallet e filmado na Brixton Academy, Londres, Inglaterra, em 1990. Os fãs que aparecem na plateia no vídeo receberam camisetas grátis escritas "AC/DC – I was Thunderstruck" e com a data na parte de trás.
Colaboração com diretor Marcos Siega, clipe foi filmado no estacionamento do motel Oak Tree Inn em Los Angeles, cidade natal da banda. Uma das cenas, inclusive, mostra brevemente Serj Tankian comendo chop suey com alguns fãs, a única referência ao prato título na música ou no vídeo. Esse foi o primeiro clipe de metal a atingir 1 bilhão de visualizações no YouTube.
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo