- Jimi Hendrix (Foto: Bruce Fleming / AP)

80 anos de Jimi Hendrix: Como o músico começou a tocar guitarra com os dentes?

Jimi Hendrix aprendeu suas manobras performáticas nos primeiros anos da carreira, durante estada em Nashville, nos Estados Unidos

Redação Publicado em 24/09/2022, às 12h00 - Atualizado em 27/11/2022, às 13h00

 Jimi Hendrix, eleito o maior guitarrista da história pela Rolling Stone, transformou o cenário do rock nos anos 1960 com suas habilidades envolventes como guitarrista e rapidamente, foi de desconhecido ao topo das paradas.

Além do talento ímpar, Hendrix ficou marcado pelo estilo peculiar de apresentar-se em shows, tocando o instrumento atrás de suas costas e, em algumas ocasiões, com seus dentes.

A origem das peculiaridades de Hendrix surgiram nos primeiros anos da carreira, após juntar-se com um companheiro de exército, Billy Cox, formando o grupo King Kasuals, que tocava em casas noturnas de R&B em Nashville. Havia, porém, outro membro da banda mais experiente se apresentando ao vivo: Alphonso Young.

+++ LEIA MAIS: Como LSD e ficção científica levaram Jimi Hendrix a criar a obra-prima Axis: Bold As Love depois do clássico Are You Experienced?

Young contou como influenciou o guitarrista ao tocar com seus dentes no livro Becoming Jimi Hendrix (2010), de Steven Roby e Brad Schreiber. O relato foi resgatado pelo site Far Out Magazine.

Os olhos do Jimi [Hendrix] se arregalaram na primeira vez que ele me viu tocar guitarra com os dentes e atrás das costas. Eu sempre fui um exibido. As garotas amavam.

+++LEIA MAIS: Jimi Hendrix chamou Paul McCartney para formar supergrupo com Miles Davis; por que deu errado?

 

Hendrix incorporou todos os truques que aprendeu a suas apresentações, incluindo em suas passagens pela banda dos Isley Brothers e Little Richard. Foi demitido em ambas as situações porque não eram lugares para músico de apoio se exibir.

Entretanto, à medida que sua fama e ambição musical foram crescendo, o músico cansou das peculiaridades e se viu refém das expectativas do público, como foi mostrado comentando no documentário Hendrix (1972): “O problema era, a plateia via isso como algo que precisavam ver ou não aproveitavam o show.”

+++ LEIA MAIS: O dia em que Jimi Hendrix deu feedback a John Bonham sobre a bateria dele [FLASHBACK]


A morte de Jimi Hendrix

No dia 18 de setembro de 1970, Hendrix morreu aos 27 anos em um quarto de hotel após ficar sedado com remédios para dormir e se sufocar com o próprio vômito. 

+++ LEIA MAIS: O que Jimi Hendrix disse sobre Bob Dylan ‘cantar fora do tom’?

De acordo com o cantor Eric Burdon, Hendrix, que morreu no apartamento da namorada, Monika Dannemann, deixou um "bilhete de suicídio", um poema de várias páginas, que agora está em sua posse. Burdon foi o último músico com quem Hendrix tocou antes de morrer.

Burdon fala: "O poema tem coisas que Hendrix já vinha dizendo, mas que ninguém escutava. Foi um bilhete de 'adeus' e um de 'olá'. Não acho que Jimi tenha cometido suicídio do jeito convencional, só decidiu ir embora quando quis."

música notícia morte guitarra Jimi Hendrix precoce dentes asfixia 27 anos vômito

Leia também

Lenny Kravitz: Frejat se pronuncia sobre show de abertura interrompido: 'Indignado com o desrespeito'


Sean Ono Lennon diz que começou a fazer música para 'preencher o vazio' após morte do pai, John Lennon


Adele encerra turnê em Las Vegas: 'Não sei quando vou fazer show de novo'


Zayn Malik homenageia Liam Payne em primeiro show após morte do cantor: 'Te amo, bro'


Alanis Morissette: “me envergonhava do fato de que ganho vida à noite”


A crítica que Noel Gallagher recebeu do filho sobre tocar guitarra