- Led Zeppelin em 1970 (Foto: Jorgen Angel / Getty Images)

A banda dos anos 1960 que supera Led Zeppelin, na opinião de Gene Simmons

Em 2021, Gene Simmons (baixista e vocalista do Kiss) revelou como existia um projeto maior que o Led Zeppelin na época

Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 13/02/2023, às 20h00 - Atualizado em 21/02/2023, às 12h17

Não há dúvidas de que o Led Zeppelin foi uma das maiores bandas na história do rock, em especial dos segmentos mais pesados, como o hard rock. Contudo, na opinião de Gene Simmons, baixista e vocalista de outro grupo lendário deste meio — o Kiss —, havia um projeto ainda melhor que aquele liderado pelo guitarrista Jimmy Page.

Trata-se do Jeff Beck Group, conforme revelado por Simmons em entrevista de 2021 à Guitar World. O músico do Kiss falou sobre a banda capitaneada pelo falecido guitarrista Jeff Beck ao lembrar que Ronnie Wood, então baixista do grupo, foi uma de suas grandes influências no instrumento.

+++LEIA MAIS: Rod Stewart e Jeff Beck tocam juntos pela primeira vez em 10 anos; assista

Inicialmente, Gene citou Paul McCartney como um de seus “pontos de referência”. Ao citar Wood, mais conhecido pelo trabalho como guitarrista dos Rolling Stones, ele declarou que o colega “é subestimado” e “melhor no baixo do que na guitarra”.

A partir daí, o baixista do Kiss manifestou seu apreço pelo Jeff Beck Group e colocou o projeto acima do Led Zeppelin, ainda que a fama não tenha sido a mesma. “Para os músicos que querem evoluir no baixo, sugiro ouvir os primeiros álbuns do Jeff Beck GroupTruth (1968) e Beck-Ola (1969). Na minha opinião, eles detonam qualquer coisa que o Led Zeppelin e outras bandas tenham lançado no mesmo período.”

+++LEIA MAIS: Quando David Lee Roth mandou Gene Simmons se fo*** 18 vezes após crítica

Mas o que faz o Jeff Beck Group ser tão bom? Na opinião de Gene Simmons, o estilo de gravação era um diferencial. Segundo ele, a banda criava suas músicas ao vivo, a partir de improvisações em estúdio.

“O que Ron Wood estava fazendo ali era mais avançado do que a música que ele estava tocando. Havia uma movimentação geral maior no baixo. Ele dava uma sensação sexy a tudo, com movimentos agradáveis na parte inferior.”

+++LEIA MAIS: Kiss não acabará após turnê de despedida, diz Gene Simmons

Outra influência de Gene Simmons

Durante a mesma entrevista, Gene Simmons recorreu a outro nome pouco lembrado ao citar mais uma referência que tem no baixo: Felix Pappalardi, falecido integrante do Mountain que também tocou em vários outros projetos.

“Ele era ótimo. Trazia uma abordagem diferente da Motown. Aliás, eu faço uma homenagem à Motown em ‘Love Her All I Can’ [música do Kiss]. Você pode ouvir, ali, como meu baixo trabalha contra os acordes de Paul [Stanley, vocalista e guitarrista do Kiss].”

+++LEIA MAIS: A incrível história de como Bryan Adams criou músicas para o Kiss

Led Zeppelin copiou o Jeff Beck Group?

Em uma declaração mais recente, agora à revista Goldmine, Simmons deu a entender que o Led Zeppelin só foi formado porque Jimmy Page ouviu o Jeff Beck Group. O integrante do Kiss citou um compilado dos álbuns Truth e Beck-Ola entre os 10 discos que mudaram sua vida.

“Antes do Led Zeppelin, existia uma banda chamada Jeff Beck Group. Jimmy Page escutou o que Jeff Beck estava fazendo e falou: ‘tenho que montar uma banda’. Daí, formou o Led Zeppelin. Se eu tiver que escolher entre os dois primeiros discos do Led Zeppelin ou os dois primeiros do Jeff Beck Group, escolho o Jeff Beck Group, sem dúvida.”

+++LEIA MAIS: Samba e futebol: as músicas do Led Zeppelin influenciadas pelo Brasil

entretenimento música notícia rock Paul McCartney rolling stones Led Zeppelin Jimmy Page gene simmons kiss Jeff Beck jeff beck group

Leia também

Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"


David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles


O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais


Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo


Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up


Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”