Artistas

A cantora dos anos 90 que Olivia Rodrigo define como “verdadeira artista”

Jovem artista sempre falou bastante sobre suas influências — e voltou a fazer isso em recente entrevista

Igor Miranda

Publicado em 12/08/2024, às 10h00
COMPARTILHE
- Olivia Rodrigo e Gwen Stefani (Foto: Getty Images)

Olivia Rodrigo já discutiu suas influências publicamente em diversas ocasiões. A jovem cantora menciona artistas e bandas como St. Vincent (que também se tornou uma espécie de conselheira), Alanis Morissette, White Stripes, Lorde, Katy Perry, Rage Against the Machine e Bikini Kill, entre outros, como suas principais inspirações — em uma lista que vai do pop ao rock com facilidade.

Há, porém, um nome que se destaca entre as referências da americana. Trata-se de Gwen Stefani, vocalista do agora reunido No Doubt, com quem inclusive a jovem dividiu o palco durante uma participação no festival americano Coachella, no último dia 13 de abril.

+++ LEIA MAIS: Olivia Rodrigo afirma que já não se identifica com algumas músicas do 'SOUR'

Antes mesmo da parceria rolar no palco do evento, Olivia foi convidada a falar sobre Gwen durante uma reportagem da Nylon, cujo objetivo era fazer uma espécie de perfil da frontwoman do No Doubt. Ao refletir sobre o ícone dos anos 1990 e 2000, a voz de “Good 4 U” comentou, inicialmente:

“A capacidade de Gwen de evoluir e explorar diferentes estilos de música, composição e estética, ao mesmo tempo que permanece fiel a si mesma, é incrivelmente inspiradora.”

A versatilidade artística de Stefani continuou a ser pautada por Rodrigo. A veterana de 54 anos transitou por pop, rock, ska punk, new wave, entre outros gêneros, ao longo de sua carreira.

“Para mim, ela é um excelente exemplo de uma artista que desafia estereótipos e limites preconcebidos ao fazer apenas coisas que ela acha legais… Se isso não é uma verdadeira artista, não sei o que é.”

Olivia Rodrigo sobre Gwen Stefani

Ainda durante a entrevista, Olivia Rodrigo exaltou a sensibilidade das letras de Gwen Stefani. A mensagem passada pela cantora do No Doubt é, para a artista de 21 anos, bastante impactante.

“Ela canta sem remorso sobre coisas que vão desde querer ficar com alguém até fantasiar em ter marido e filhos. Há muito coração em cada palavra que ela diz. E cada música parece ter sido arrancada do diário da garota mais legal que você conhece.”

+++ LEIA MAIS: Gwen Stefani revela música do No Doubt que não consegue ouvir: 'Quase vomito'

Outras influências de Olivia Rodrigo

Em outras entrevistas, Olivia Rodrigo discutiu diferentes influências que lhe ajudaram a solidificar seu trabalho na música. Conforme revelado pela própria em entrevista ao jornal The New York Times (via site Igor Miranda), os artistas que não só serviram de inspiração como também lhe ofereceram conselhos antes do lançamento do álbum Guts (2023) foram Jack White e St. Vincent.

O primeiro emergiu no fim dos anos 1990 com o White Stripes e se tornou uma das maiores forças do revival do garage rock. A segunda se notabilizou de fato com a chegada da década de 2010, sendo uma das grandes representantes do chamado art rock no momento atual.

Chegou ao ponto, inclusive, de White ter enviado uma carta para Rodrigo com o objetivo de responder a alguns de seus questionamentos. A própria artista revela um conselho ao mesmo tempo simples e complexo dado pelo mentor em questão:

“Ele me escreveu uma carta depois que nos conhecemos pela primeira vez, e ela dizia: ‘seu único trabalho é criar a música que você gostaria de ouvir no rádio’. Digo, compor as canções que você gostaria de ouvir no rádio é de fato bem difícil.”

Enquanto Jack surgiu de forma um pouco mais distante — e parece preferir interações mais analógicas, o que não é de se espantar considerando seu enorme apreço por discos de vinil —, Vincent está mais presente na vida de Olivia. Chegou ao ponto de ambas irem juntas a um show de Tori Amos, ícone da música alternativa dos anos 1990 e 2000.

A reportagem do The New York Times também ouviu St. Vincent, nome artístico de Annie Clark, a respeito de Rodrigo. E foi só elogios.

“Eu nunca conheci alguém tão jovem e tão facilmente dona de si. Ela sabe quem é e o que quer – e não parece ter medo algum de se fazer ouvir sobre isso. E ela é uma garota adorável também… eu nunca ouvi ela falar algo ruim sobre ninguém.”
TAGS: rock, musica, critica, Olivia Rodrigo, Gwen Stefani, album, opinião