Em sua primeira grande turnê, cantora levou grupo de hip hop como atração convidada — fato que os próprios integrantes estranharam
Por Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 09/11/2024, às 08h00
A primeira turnê de Madonna, em 1985, tinha a missão de divulgar os dois primeiros álbuns da artista: o disco homônimo de 1983 e Like a Virgin (1984). Para a ocasião, a cantora convidou um grupo improvável para ser a atração de abertura: os Beastie Boys. Nem eles entenderam como foram parar lá, apesar de haver um bom argumento por trás.
Na época, o grupo de hip hop nem havia lançado ainda seu disco de estreia, Licensed to Ill (1986). Enquanto isso, a lenda do pop já dava seus primeiros passos ao estrelato — e a turnê ajudou bastante nesse sentido.
Os dois remanescentes dos Beastie Boys daquela época — Adam “Ad Rock” Horovitz e Michael “Mike D” Diamond — falaram sobre as diferenças em entrevista ao podcast Conan O’Brian Needs a Friend (via American Songwriter). Na ocasião, Mike D disse:
Foi um grande contrato e algo totalmente absurdo sermos chamados para fazer essa turnê. Ela agendou as datas e estava tocando em locais como teatros. Na época em que a tour estava realmente acontecendo, ela vendia bem mais ingressos do que teatros poderiam comportar. Antes de acabar, eu acho que ela estava na capa da revista Time ou algo assim. Ela estava a caminho de se tornar um fenômeno cultural. Já tinha se tornado isso no fim da turnê.”
Apesar da significativa diferença de patamar — e de estilo musical — entre os artistas na época, Ad Rock não vê o convite de forma tão absurda. O membro dos Beastie Boys se lembrou de um detalhe importante:
Nós costumávamos tocar nos mesmos lugares em Nova York. Ninguém fala dessa parte da história.”
A primeira turnê de Madonna foi pensada para ser um show internacional, mas no fim, não saiu da América do Norte. E mesmo assim, não foi uma excursão muito longa: entre abril e junho de 1985, foram realizadas 40 apresentações entre os Estados Unidos e o Canadá.
Para criar o espetáculo, a americana contou com a estilista Mariupol, responsável por roupas que marcaram época, além de Patrick Leonard como diretor — ele também tocava teclado na banda da cantora. Seria a sua última tour em espaços menores, como teatros, até a turnê “Madame X”, que aconteceu entre 2019 e 2020.
A “The Virgin Tour” rendeu um lançamento em vídeo, intitulado “Madonna Live: The Virgin Tour” (1985). O show gravado aconteceu em Detroit, no estado americano do Michigan, em 25 de maio de 1985.
As performances de “Dress You Up” e “Like a Virgin” (com trechos de “Billie Jean”, de Michael Jackson) dessa apresentação foram exibidas como clipes na MTV e ajudaram a aumentar a popularidade do VHS – formato em voga na época.
+++LEIA MAIS: Ex-namorada de Madonna dá detalhes íntimos sobre relacionamento com cantora
+++LEIA MAIS: Beastie Boys processam rede de restaurantes por comercial semelhante a clipe da banda
Colaborou: André Luiz Fernandes.
A curiosa razão pela qual o Van Halen aceitou David Lee Roth como vocalista
Maskavo relança disco "Já" em edição especial em vinil
A dura crítica de Bobby Gillespie (Primal Scream) ao rock atual
A música de Michael Jackson que Quincy Jones impediu de virar “metal”
Tom Morello quer Iron Maiden no Rock and Roll Hall of Fame a qualquer custo
Raimundos: Rodolfo Abrantes diz que Digão mudou sua vida com telefonema de paz