“NUNCA ESQUECEREI”

A linda — e politizada — homenagem de fãs ao System of a Down em Curitiba

Iniciativa do público no início do show e durante a música “Genocidal Humanoidz” deve se repetir nas apresentações no Rio e em São Paulo

Igor Miranda (@igormirandasite)

System of a Down em Curitiba
System of a Down em Curitiba - Fotos: reprodução / Instagram / Clemente Ruiz

O System of a Down deu início à sua turnê pelo Brasil com show no estádio Couto Pereira, em Curitiba, na última terça-feira, 6. Logo na primeira apresentação, fãs se mobilizaram para fazer ao grupo formado por armênios-americanos uma homenagem visualmente bela — que deve se repetir nas próximas datas.

Durante o evento, o público acendeu lanternas nas cores vermelha (arquibancada), azul (pista comum) e amarela (pista premium) com o intuito de reproduzir a bandeira da Armênia. Além de honrar a origem dos músicos, a iniciativa visou apoiar os esforços dos quatro integrantes na luta pelo reconhecimento do genocídio armênio, ocorrido no início do século passado.

Neste episódio da História contemporânea, turcos otomanos prenderam e executaram cerca de 1,5 milhão de armênios, fato que a Turquia e outros países até hoje não reconhecem oficialmente. Os Estados Unidos passaram a aceitar o ocorrido somente em dezembro de 2019, sob a primeira gestão de Donald Trump, mas sua administração fez um acordo com a Turquia que pareceu menosprezar as importantes contribuições culturais da Armênia. Apenas em 2021, seu sucessor, Joe Biden, emitiu uma declaração pública assentindo o fato de modo mais claro.

As luzes foram expostas pela plateia ao início do show e durante a música “Genocidal Humanoidz”, lançada em 2020 para aumentar a conscientização e arrecadar fundos para a Armênia e Artsaque em meio aos Confrontos no Alto Carabaque em 2020. Os esforços acabaram reconhecidos pelo baixista Shavo Odadjian e pelo baterista John Dolmayan, que compartilharam registros dos momentos em suas redes — no caso de Dolmayan, na segunda imagem de seu post.

Odadjian, na legenda de sua publicação, afirmou:

“Curitiba, no Brasil, nos recebeu com as cores da bandeira da Armênia. Não há palavras para descrever como isso me fez sentir. Vocês são tão lindos! Obrigada por uma recepção tão incrível que nunca esquecerei.”

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por sHaVo (@shavoodadjian)

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por John Dolmayan (@johndolmayan_)

 

System of a Down e o projeto de fãs Wake Up!

A iniciativa, do projeto Wake Up!, foi idealizada por Mari Lapa e tinha a intenção de contemplar apenas a cidade de São Paulo, onde o grupo toca nos próximos dias 10, 11 e 14. Todavia, fãs estenderam o projeto para Curitiba e também ao Rio de Janeiro, cidade em que a banda se apresenta nesta quinta-feira, 8.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mari Lapa 💜 (@marilapa._)

 

Um site, wakeupsp.com, visa explicar mais sobre o projeto e o genocídio armênio. O link também apresenta informações a respeito do conflito que ainda ocorre em Artsaque.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Wake Up CWB! (@wakeupcuritiba)

 

Veja também:

+++ LEIA MAIS: Como grana e puxa-sacos travaram o System of a Down, segundo baterista
+++ LEIA MAIS: 5 ocasiões onde Sandy flertou com o rock e o metal [LISTA]
+++ LEIA MAIS: O momento em que Serj Tankian se desligou emocionalmente do System of a Down

+++ LEIA MAIS: Por que o System of a Down não deve mudar integrantes, segundo Serj Tankian
+++ Siga a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ Siga o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram

Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Começou em 2007 a escrever sobre música, com foco em rock e heavy metal. É colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022 e mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, revista Roadie Crew, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram e outras redes: @igormirandasite.
TAGS: Daron Malakian, genocídio armênio, John Dolmayan, Serj Tankian, shavo odadjian, system of a down