Influente DJ e multi-instrumentista aproveitou momento de destaque para dar conselho em vez de se limitar a apenas agradecer
Igor Miranda Publicado em 25/02/2024, às 15h00
Skrillex se consolidou como um dos nomes mais influentes da música eletrônica. O DJ, multi-instrumentista e produtor americano começou sua trajetória no rock, mais especificamente na banda de post-hardcore From First to Last, antes de migrar para a EDM (electronic dance music) e se tornou uma referência no dubstep, subgênero mais obscuro e com batidas sincopadas.
Embora existam DJs mais populares e com números de vendas mais expressivos, Skrillex construiu um legado impactante a ponto de ser reconhecido com nove troféus Grammy, o prêmio mais importante da música. O mais recente foi conquistado na edição mais recente, correspondente ao ano de 2024.
Na ocasião, a canção “Rumble”, gravada em parceria com Fred Again e Flowdan e lançada no álbum Quest for Fire (2023), venceu a categoria Melhor Gravação de Dance/Eletrônico. O disco como um todo também foi indicado a Melhor Álbum de Dance/Eletrônico, mas não venceu.
Ao subir no palco para receber o troféu por “Rumble”, Skrillex surpreendeu com um discurso breve, mas de relevância para jovens artistas. Em vez de se restringir a agradecer parceiros, amigos e familiares, o DJ deixou uma reflexão sobre a busca pelo sucesso. Inicialmente, declarou:
“Para qualquer pessoa que queira fazer música, para os jovens artistas, o melhor conselho que já recebi é que o sucesso é algo que você atrai, não algo que você persegue ou tenta pegar.”
Em seguida, o artista deu uma dica que pode servir para qualquer pessoa, mas tem ainda mais força entre músicos. Segundo ele, é preciso “ouvir uns aos outros” nos tempos de hoje.
“A outra coisa que quero dizer, para todos os jovens… sei que o mundo está louco agora, mas realmente espero que possamos começar a ouvir uns aos outros de verdade. E sobre todos do outro lado ou qualquer pessoa com uma perspectiva diferente, que nós possamos entender que eles não são inimigos. Eu realmente espero que possamos começar a ouvir uns aos outros e a conversar.”
Por fim, deixou um agradecimento a Fred Again e Flowdan — este último, definido por ele como uma de suas maiores inspirações na música. E voltou a referenciar os conselhos.
“É incrível ter um Grammy com esses caras, meus melhores amigos fazendo músicas que amamos, sem tentar fazer sucesso, sem tentar fazer nada além de levar a música adiante.”
Ao todo, Skrillex venceu nove prêmios Grammy. Em 2012, um de seus anos de maior destaque, foi indicado a cinco categorias — incluindo Artista Revelação, uma das principais. Acabou não vencendo esta, mas levou três para casa: Melhor Remix Não-Clássico (por “Cinema”, remix de Benny Benassi), Melhor Álbum de Dance/Eletrônico (por Scary Monsters and Nice Sprites) e Melhor Gravação Dance (pela faixa-título de Scary Monsters and Nice Sprites).
Em 2013, foi indicado a três categorias e venceu todas — as mesmas das quais saiu vitorioso em 2012. Já em 2016, levou para casa os troféus de Melhor Álbum de Dance/Eletrônico e Melhor Gravação Dance.
Miley Cyrus revela inspiração em The Wall (Pink Floyd) para próximo álbum
Coachella 2025 anuncia line-up com Lady Gaga, Charli xcx, Anitta e mais
Morrissey diz que guerra contra 'liberdade de expressão' o impede de lançar música
O momento em que Serj Tankian se desligou emocionalmente do System of a Down
O agradecimento aliviado de Mike Shinoda após Linkin Park lançar novo álbum
A inesperada opinião de Mark Zuckerberg sobre uso de IA na música