- AC/DC (Foto: Getty Imagess)
ROCK

A música do AC/DC que Angus Young “sofre” para tocar ao vivo

Banda tem fama de fazer canções “fáceis” de se reproduzir na guitarra, mas a regra não se aplica a todas as composições

Igor Miranda Publicado em 22/10/2023, às 12h30

O AC/DC é uma das bandas mais adoradas do rock. Com milhões de discos vendidos em todo o planeta, além de um histórico de turnês em grandes arenas por décadas, o grupo formado na Austrália se notabilizou por seu som pesado e bem direto ao ponto.

Há quem diga que as linhas de guitarra criadas pelos líderes da banda, os guitarristas Angus e Malcolm Young (este último já falecido), sejam fáceis de se reproduzir. Contudo, nem sempre esse argumento se comprova na prática.

Em entrevista de 2020 à Vulture, Angus Young destacou que há uma música específica do repertório do AC/DC que costuma colocá-lo em apuros nos shows. Trata-se de “Thunderstruck”, canção lançada em 1990 como parte do álbum The Razors Edge.

Na ocasião, o artista foi convidado a revelar o “solo de guitarra” que serve como o maior “teste de resistência”. Ele não titubeou ao citar “Thunderstruck”. Em sua explicação, porém, pareceu abordar mais a introdução da faixa do que o solo em si, no miolo dela.

“Essa música foi composta enquanto eu estava tocando de bobeira com um violão, Malcolm ouviu o que eu estava tocando e ficou me importunando com isso, dizendo: ‘você deveria continuar trabalhando nisso!’. Quando você a ouve, tudo se encaixa. Mas quando a tocamos ao vivo, tenho que sentar por uma hora e ter certeza de que estou com os dedos aquecidos para tocá-la. Tem uma complexidade implacável. Tenho que estar confiante sempre que a toco.”

A favorita

Ainda durante a entrevista, Angus Young foi convidado a citar qual a melhor música do AC/DC em sua opinião. O guitarrista se dividiu entre duas músicas: “Riff Raff”, oriunda do álbum Powerage (1978), e a própria “Thunderstruck”.

“Ah, caramba. Essa pode ser muito difícil de responder. Sou tendencioso porque estive em todas essas músicas, sabe? [Risos] Se eu estivesse pensando apenas em guitarra, já que sou guitarrista, diria ‘Riff Raff’. O trabalho de guitarra foi um desafio, mas ficou interessante a forma como a música se desenvolveu. Essa é a minha resposta de guitarra. Mas se for para uma música inteira, ‘Thunderstruck’ é uma boa. Eu gosto dessa resposta.”
rock Ac/Dc thunderstruck powerage riff raff

Leia também

"Não há dúvida de que as pessoas estão amando", diz Joss Stone sobre shows no Brasil


Literal, Joss Stone não queria celebrar 20 anos de carreira no 21º ano: "Não conseguiria"


Joss Stone traz celebração de 20 anos de carreira para o Brasil: "Crescemos juntos"


Gwen Stefani anuncia primeiro álbum solo após sete anos


Indicados ao Grammy Latino, Alok e artistas indígenas apresentam 'O Futuro É Ancestral' no Global Citizen


Dualidade: Aka Rasta lança segundo álbum da carreira; veja