- Stone Temple Pilots (Foto: Divulgação / T4F)

A música do Stone Temple Pilots que é bossa nova, segundo baixista

Robert DeLeo nega que sua banda seja grunge e cita canção que, curiosamente, foi influenciada por gênero brasileiro

Igor Miranda (@igormirandasite) Publicado em 11/03/2023, às 14h30

Com o auge do grunge, surgido em Seattle, muitas bandas começaram a ser classificadas naquilo que começou a se tornar um subgênero do rock. Até mesmo grupos que sequer vinham da cidade no estado americano de Washington. Uma delas é o Stone Temple Pilots, formado em 1989 em San Diego, na Califórnia - a aproximadamente 2 mil km de distância do local onde nasceu o movimento.

Não é de se estranhar que os integrantes do Stone Temple Pilots não se enxerguem como grunge. O baixista Robert DeLeo confirmou essa impressão ao falar com a estação de rádio americana 107.7 The Bone (via Blabbermouth).

+++ LEIA MAIS: Suspect208, banda de filhos de integrantes dos Guns N’ Roses e Metallica, se separa

[Se o player do Youtube não estiver funcionando automaticamente, clique aqui.]

“Acho que nós quatro nunca colocamos nenhum tipo de nome no tipo de música que estávamos fazendo. Acontece que chegamos a um momento em que as pessoas neste negócio estavam criando esses termos. É um ponto de venda - é tudo um ponto de venda - e fomos pegos, assim como outras bandas, em um ponto de venda para as gravadoras ganharem dinheiro.”

Dito isso, DeLeo apontou uma música do STP que considera não ter nada a ver com grunge. Trata-se de “Interstate Love Song”, single do segundo álbum de estúdio da banda, Purple (1994). O baixista afirma que ao compor a canção, adotou uma influência que remete ao Brasil: a da bossa nova.

+++ LEIA MAIS: Como o The Black Album mudou a história do Metallica? James Hetfield explica

A ‘Interstate Love Song’ é grunge? Acho que não. Na verdade, eu a compus como uma música de bossa nova; foi assim que começou.”

A faixa, vale destacar, também apresenta referências do rock alternativo como um todo, do hard rock e até do country. Ouça ‘Interstate Love Song’, do Stone Temple Pilots, na íntegra abaixo:

[Se o player do Youtube não estiver funcionando automaticamente, clique aqui.]


Stone Temple Pilots e “Interstate Love Song”

Robert DeLeo foi o responsável por criar a melodia de “Interstate Love Song”, enquanto o vocalista Scott Weiland, como de praxe, escreveu a letra. O baixista apresentou a canção após seu irmão, o guitarrista Dean DeLeo, ouvi-lo tocar os acordes no violão em um quarto de hotel.

Outros relatos apontam que, de fato, a faixa se encaixava no gênero bossa nova quando começou a ser criada. A inclinação ao estilo típico do Stone Temple Pilots veio quando Weiland cantou a letra a seu modo. Curiosamente, os acordes utilizados são similares ao de “I Got a Name”, canção de Jim Croce lançada em 1973.

Leia também

Repleta de mistério, japonesa Ado traz show inédito para o Brasil


Cardi B cancela show em festival após ser internada por 'emergência médica'


Quando estreia 'GUTS', filme-concerto da Olivia Rodrigo, na Netflix? Veja o trailer


Como The Police quase jogou no lixo “Every Breath You Take”, segundo Andy Summers


Justin Timberlake adia shows após problemas de saúde


Liam Gallagher responde críticas ao Oasis não contratar bandas novas nas aberturas de shows