SUGESTÃO

AC/DC: Integrante original, Dave Evans revela como a banda definiu o nome

Em entrevista no Brasil, primeiro vocalista do grupo deu detalhes sobre o início da formação e sobre como deixou o AC/DC

Por Rodrigo Tammaro

Publicado em 13/01/2025, às 16h16
COMPARTILHE
- Dave Evans, primeiro vocalista do AC/DC (Foto: Reprodução/Facebook)

Integrante original do AC/DC, o vocalista Dave Evans deu mais detalhes sobre a escolha do nome da banda.

Evans participou do icônico grupo nos primeiros shows ao vivo em 1973 e gravou os primeiros dois singles: “Can I Sit Next To You Girl” e “Baby, Please Don't Go”.

Ele foi acompanhado pelos irmãos guitarristas Malcolm e Angus Young, o baterista Colin Burgess e o baixista Larry Van Kriedt.

O vocalista deixou os microfones do AC/DC no ano seguinte após desentendimentos com um dos organizadores da banda. Ele foi substituido por Bon Scott, que gravou os primeiros álbuns de estúdio.

Em uma entrevista ao podcast brasileiro Podpokas (via NME), Evans comentou os primeiros dias com o AC/DC e revelou como o nome foi criado.

A historia por tras do nome AC/DC

De acordo com o vocalista, os integrantes já estavam reunidos e escrevendo músicas juntos, mas a união não tinha sido batizada. Foi então que Alan Kissacks, um homem envolvido na formação da banda, contou que o grupo se apresentaria ao vivo pela primeira vez.

Tivemos que escolher um nome porque seria em poucas semanas. Então começamos a discutir nomes entre nós, mas ninguém conseguia concordar. Eu tinha alguns nomes realmente ótimos, mas eles não gostaram”, explicou Evans.

Para resolver o problema, ficou combinado que cada um chegaria no próximo ensaio com três sugestões. Então, eles escreveriam os nomes em pedaços de papel e sorteariam o escolhido. “O que quer que fosse, era assim que nos chamaríamos”, ele acrescentou.

Segundo o cantor, ele cumpriu o acordo, mas a banda decidiu desistir da ideia depois que o parente de um dos integrantes sugeriu “AC/DC”.

Quando todos nós chegamos juntos, Malcolm Young nos disse: 'Olha, minha cunhada sugeriu um nome... AC/DC'. E eu pensei que era um nome fácil de lembrar e estava na lateral de muitos aparelhos elétricos.”

Como a combinação AC/DC significa, da sigla em inglês, corrente alternada/corrente contínua, está escrita em diversos circuitos elétronicos. “Propaganda gratuita... propaganda gratuita na lateral de todos esses aparelhos, e é fácil dizer, e significa energia", relembrou o músico.

A decisão foi unânime. “Todos nós apertamos as mãos e éramos AC/DC… aqueles três nomes que eu inventei, fui para casa e joguei fora.”

Saída de Evans e AC/DC atualmente

Esta não é a primeira vez que Dave Evans comenta momentos com o AC/DC em programas brasileiros. No fim de 2023, o cantor contou histórias do grupo no podcast Guarda Volume.

Entre outras coisas, Evans relembrou como saiu do grupo:

Éramos todos muito, muito jovens. Nossas ambições eram para sempre. Eu não disse, 'Oh, eu vou estar em uma banda.' Não. Eu tinha toda a minha carreira, toda a minha vida para cantar. Eu canto desde que me lembro. Não iria parar por causa de uma banda com a qual eu estava, da qual eu me separei.”

Sem revelar muitos detalhes, o guitarrista também contou que teve uma conversa bem íntima com o substituto Bon Scott, chegando a dizer que não ficou surpreso com a morte de Scott em 1980.

Quanto ao AC/DC, a banda continua na ativa. Depois de rodar a europa, o grupo anunciou para 2025 a turnê “Power Up” na América do Norte. Nenhuma data no Brasil foi divulgada.

+++LEIA MAIS: As formações do AC/DC: idas, vindas e como a banda se transformou ao longo dos anos

TAGS: banda, Ac/Dc, nome, Dave Evans