Perfis acusam Adele de plagiar trecho de “Eu te Amo”, canção de Tom Jobim e Chico Buarque lançada em 1980
Redação Publicado em 22/11/2021, às 17h10 - Atualizado em 28/11/2021, às 15h30
Após uma grande polêmica sobre a música "Mulheres", composta por Toninho Geraes e gravada por Martinho da Vila, Adele está envolvida em mais uma polêmica sobre um suposto plágio. Nas redes sociais, diversos perfis acusam a cantora de copiar trecho de “Eu te amo”, canção de Tom Jobim e Chico Buarque, na faixa “To Be Loved”.
Conforme explicou o site Catraca Livre, Adele lançou o disco 30 em 19 de novembro de 2021. Uma das faixas, “To Be Loved”, tornou-se alvo de acusações de plágio após ser comparada com “Eu te amo” — ambas têm parecidas introduções no piano.
+++LEIA MAIS: Adele: Brasileiros 'invadem' live da cantora para cobrar dinheiro de Martinho da Vila
Após internautas indicarem a semelhança, houve diversos comentários nas redes sociais. Um perfil, por exemplo, escreveu: “Adele eu num tô querendo te acusar de plágio de novo, mas a intro de To Be Loved ta muito parecida com Eu Te Amo do Chico Buarque…”
Porra, meteu control c e control v merrrrmo https://t.co/V6VmGtnIP6
— Dimitra Vulcana - Doutora Drag no Youtube (@DimitraVulcana) November 20, 2021
Outros perfis apontaram, inclusive, a “semelhança” do significado do título. “To Be Loved”, em português, significaria “ser amado” — temática parecida à presente no título da canção brasileira, “Eu te amo”.
+++LEIA MAIS: Após acusar Adele de plágio, compositor brasileiro diz que só quer ser reconhecido
No entanto, outros perfis apontam as diferenças entre os trechos. Conforme explicou o internauta identificado como Thiago, as introduções de “Eu te amo” e “To Be Loved” são “formas musicais simples e consideravelmente distintas”, quando analisadas tecnicamente.
O do Chico é uma sequência de acordes com movimento similar, mas em diferentes harmonias, enquanto que a da Adele é simplesmente uma escala descendente no padrão 2-3 1-2 7-1 6-7 e por aí vai. São formas musicais SIMPLES e consideravelmente distintas.
— Thiago (@thiagonvsss) November 19, 2021
Ainda, outro perfil escreveu que diversas músicas contam com formas parecidas, mas, não necessariamente, plagiadas - e citou a introdução da canção “Chance”, da banda Rosa de Saron.
+++LEIA MAIS: Adele ‘abandona’ entrevista após repórter admitir que não ouviu disco 30; entenda
A equipe de Chico Buarque negou que Adele tenha plagiado a canção "Eu te Amo". À Folha de S. Paulo, os representantes explicaram não haver semelhanças entra a canção do brasileiro e a faixa “To Be Loved”, do disco 30.
O compositor brasileiro Toninho Geraes, responsável pela letra de "Mulheres" conhecida pela gravação do icônico cantor Martinho da Vila, processou Adele por plágio em outubro de 2021.. Segundo o artista, a canção "Million Years Ago" do disco 25 (2015), tem diversas similaridades com a faixa.
+++LEIA MAIS: Adele: Por que cantora quase não lançou disco 30?
Conforme noticiado pelo POPline, Adele e Greg Kurstin, outro compositor de "Million Years Ago," receberam duas notificações extrajudiciais - XL Recordings e Beggars Group, ambas gravadoras, e Sony Music estão cientes da situação
a sobreposição de "a million ways" de @adele, com a música "mulheres" composta por toninho geraes, consagrada na voz do martinho da vila. fala sério né? chama o tribunal da ONU aí mano 🌏 que br não vai deixar barato
— Anna Park (@annaapark) November 23, 2021
o restante está em: https://t.co/nZsTZD88FJ fonte: @TVUOL pic.twitter.com/4321JHH5w8
Nova música do Mötley Crüe começou a ser criada no Brasil
Pete Townshend fala sobre depressão: “acordo com pensamentos suicidas”
O pior disco do R.E.M. na opinião de Mike Mills
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais