- Adele no BRIT Awards 2022 (Foto: Reprodução / Twitter)

Adele é acusada de transfobia após dizer que 'ama ser mulher' no BRIT Awards; entenda

Adele venceu o prêmio de Artista do Ano, que não tem distinções de gênero, no BRIT Awards 2022 e foi acusada de transfobia após discurso

Redação Publicado em 11/02/2022, às 16h56 - Atualizado em 20/02/2022, às 12h30

Na 42ª edição do BRIT Awards, que aconteceu em 8 de fevereiro, Adele venceu os prêmios de Álbum do Ano, Música do Ano e Artista do Ano. Esta última categoria rendeu uma polêmica após o discurso da cantora ao receber o troféu. A autora de "Easy On Me" foi acusada de transfobia após dizer que "ama ser mulher."

Primeiro, é importante contextualizar. Essa é a primeira vez que o prêmio de Artista do Ano não é dividido entre artistas femininos e masculinos para não excluir pessoas não binárias e reconhecer a todos “exclusivamente pela música e trabalho, em vez de como escolhem se identificar ou como outros podem vê-los.” No discurso de aceitação da estatueta, Adele disse: “Diria que entendo porque o nome deste prêmio mudou, mas realmente amo ser mulher e ser uma artista feminina. Eu amo. Estou muito orgulhosa de nós, realmente estou.”

+++LEIA MAIS: BRIT Awards 2022: ‘Amo ser uma artista feminina,’ discursa Adele após vencer prêmio sem divisão de gênero

O discurso causou repercussões nas redes sociais e Adele foi chamada de transfóbica pela fala. Alguns internautas, inclusive, anunciaram boicote às músicas da cantora alegando que ofendeu pessoas não binárias e transgênero, de acordo com o Pleno News. "Quem pensaria que Adele era transfóbica e usaria sua plataforma para pedir a destruição da comunidade trans," escreveu um usuário.

Outras pessoas, no entanto, defenderam a artista. A jornalista e ativista de direitos humanos Inna Shevchenko escreveu: "Bem-vindos ao Admirável Mundo Novo Inclusivo. Agora dizer 'realmente amo ser uma mulher, realmente amo ser uma artista feminina' é o suficiente para ser rotulada como TERF [termo pejorativo para denominar feministas que excluem direitos de pessoas trans] e transfóbica."

+++ LEIA MAIS: Adele: Qual o melhor disco da cantora, segundo a crítica?

Welcome to the Brave Inclusive New World:
Now saying « I really love being a woman, I really love being a female artist » @Adele is enough to be labeled as a #terf and a transphobe. #Adele

— inna shevchenko (@femeninna) February 9, 2022

30, de Adele

Quarto disco de estúdio da cantora, intitulado 30, o projeto chegou ao público no dia 19 de novembro de 2021, após a divulgação de um único single, "Easy On Me." Diferente de 19 (2008), 21 (2011) e 25 (2015), que tratavam de amores não correspondidos, términos e relacionamentos no geral, a maior parte das canções do trabalho são direcionadas ao filho da artista, Angelo.

Oscar 2022: qual você acha a melhor música da premiação?

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Confira os indicados da 94ª edição da premiação

+++LEIA MAIS: Oscar 2022 exige vacinação e testes de covid para indicados; entenda

+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]

música Adele prêmio mulher 30 Transfobia gênero Easy On Me brit awards

Leia também

Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025


Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê


SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"


Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024


Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP


Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo