A artista faleceu aos 34 anos após sofrer um acidente em Atenas, onde morava
Redação Publicado em 26/06/2024, às 11h18
Três anos após a morte de Sophie, a família da artista anunciou o lançamento de um álbum póstumo. O disco homônimo chegará às plataformas de streaming em 27 de setembro e segue Oil of Every Pearl's Un-Insides, álbum de estreia lançado em 2018.
A primeira faixa do projeto foi divulgada na última segunda-feira, 25. "Reason Why" conta com a participação de BC Kingdom e Kim Petras.
Sophie será lançado pela antiga gravadora da cantora, a Transgressive Records, e produzido por Benny Long, irmão e colaborador frequente de Sophie.
Leia comunicado da família de Sophie (via NME):
A message from SOPHIE’s family. pic.twitter.com/j1N0PHH9F4
— MSMSMSM_FOREVER (@msmsmsm_forever) June 24, 2024
Quando nós, a família de Sophie, demos os primeiros passos para dar vida a esse projeto, contatamos os amigos com quem ela idealizou o álbum.
Escrevemos: 'Temos encontrado conforto na música que Sophie nos deixou, é um presente que realmente valorizamos enquanto tentamos encontrar um caminho para seguir, com Sophie para sempre no centro dos nossos mundos'.
Sophie não costumava falar sobre sua vida privada em público, preferindo colocar tudo o que queria discutir em sua música. Parece justo compartilhar com o mundo a música que ela esperava lançar, na crença de que todos podemos nos conectar com ela dessa forma, a forma que ela mais amava.
Esse álbum sempre contou a história da jornada musical de Sophie, uma cacofonia de habilidade e visão criativa que eclipsa o tempo e o gênero. Seu mundo sonoro único se move em um nível emocional, encorajando o ouvinte a abraçar intuitivamente a paisagem em constante evolução de luz e sombra, suave e rígida, até o fim do amor-próprio e da autoaceitação alegre. Enfatizando as contradições de som e material, o trabalho de Sophie transcende o puro auditivo para criar a dimensão que ela sonhou.
Agora, ele carrega outro significado pungente, conta uma história de vida, do desconhecido misterioso, em meio a terras selvagens de clubes, até a imaterialidade eufórica.
Sophie deu tudo de si para sua música. É aqui que ela sempre pode ser encontrada.
A cantora, produtora e DJ escocesa Sophie morreu aos 34 anos em 30 de janeiro de 2021. A equipe da artista confirmou a morte por meio de um comunicado e pediu privacidade para a família.
“É com profunda tristeza que devemos informar que a artista e produtora Sophie morreu nesta manhã, por volta das 4 horas da manhã, em Atenas, onde ela vivia, após um acidente repentino.”
O comunicado ainda disse: “Neste momento, o respeito e a privacidade da família são a nossa prioridade [...] Sophie foi pioneira em um novo som, uma das artistas mais influentes da última década. Não apenas pela produção engenhosa e criatividade, mas também pela mensagem e visibilidade que foi alcançada. Um ícone de libertação.”
Nascida em Glasglow, na Escócia, Sophie Xeon ganhou destaque na indústria da música com produções pop. Em 2019, a cantora se tornou a primeira artista trans a receber uma indicação ao Grammy. A artista concorreu na categoria Melhor Álbum de Dance e Eletrônica com o disco de estreia Oil of Every Pearl's Un-Insides.
Sophie também colaborou com Madonna, no single "Bitch, I'm Madonna", e Charli XCX, em diversos projetos, como a música "Vroom Vroom".
Lady Gaga no Brasil: Subsecretário do Rio de Janeiro confirma show da cantora em 2025
Como o Slipknot foi alvo de ódio de outras bandas em sua 1ª grande turnê
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo