De Rita Lee a Thom Yorke, confira lista com 20 músicas românticas que homenageiam os amados dos artistas
Heloísa Lisboa (@helocoptero)
Publicado em 21/09/2023, às 14h45Descobrimos que Chico Moedas não queria Luísa Sonza, mas, assim como a cantora, outros diversos artistas dedicaram músicas de amor aos parceiros. Alguns romances vingaram por mais de dois meses, outros resultaram no término, enquanto parte dos casais permaneceu junta até a morte separar os pombinhos.
Confira 20 artistas que já dedicaram ao menos uma música aos amados:
"Crazy in Love", composição de Beyoncé e Jay-Z, foi lançada em 2003 — quando o casal ainda estava dando os primeiros passos no relacionamento. As sensações de início de namoro parecem bem introduzidas na letra da música.
"Hailey" é apenas mais uma das faixas que Bieber dedica à esposa, ao lado de "Anyone" e "Lifetime", por exemplo. Na música em questão, o cantor explicitou sua intenção de homenagem logo no título.
A essa altura, todo mundo provavelmente já sabe que o tom de azul do All Star de Cássia Eller era claro. Nando Reis e a cantora foram parceiros na música e conservaram uma das amizades mais conhecidas entre artistas. A relação dos dois não era romântica, mas o amor entre eles justifica a inclusão de "All Star" na lista.
Com "Mania de Você" nascia a parceira entre o casal que permaneceu junto até a morte de Rita Lee, em maio deste ano. "Foi em cinco minutos que a gente fez 'Mania de Você'. A gente tinha acabado de transar, ele pegou o violão e eu o caderninho e começamos: 'Meu bem, você me dá água na boca…'", contou Rita no Songbook – Volume 2.
Quando Kanye West ainda estava em um relacionamento com a verdadeira Kim Kardashian, o casal protagonizou um videoclipe polêmico. Kanye foi processado por usar sample da Ponderosa Twins Plus One, banda que lançou a canção "Bound" na década de 1970.
Em "Lover", do álbum homônimo, Taylor Swift canta sobre achar o amor depois de vários términos, quando estava com o ator Joe Alwyn. Essa é apenas mais uma das histórias de amor transformadas em música pela artista, e infelizmente nenhuma deu certo.
"Songbird" seria uma música de Liam Gallagher para Nicole Appleton, com quem foi casado de 2008 a 2014. Foi lançada ainda em 2002.
Thom Yorke e Rachel Owen permaneceram juntos por incríveis 23 anos, até se separarem amigavelmente em 2015. Owen, a título de curiosidade, é a artista por trás da capa de Suspiria (2018), álbum da trilha sonora da versão de Luca Guadagnino do filme homônimo. Em 2016, Rachel faleceu em decorrência de um câncer. No mesmo ano, Yorke lançou Daydreaming, do A Moon Shaped Pool, que parece ter mais de uma música escrita para a ex-mulher.
Como o nome já indica "The Wedding Song" foi escrita para o casamento de Bowie com Iman. Eles foram casados de 1992 a 2016, quando o artista faleceu.
Paul escreveu "Maybe I'm Amazed" para Linda McCartney logo no início do relacionamento, mesmo período em que os Beatles estavam se separando. "The Lovely Linda" é outra homenagem.
Falando em Beatles, John Lennon e Yoko Ono formaram um dos casais mais icônicos de todos os tempos e protagonizaram uma foto emblemática para a Rolling Stone. "Oh Yoko!" é apenas uma das várias dedicadas à esposa de Lennon, assassinado em 1980.
Ainda no ritmo dos Beatles, George Harrison não fica de fora: "Dark Sweet Lady" é para Olivia Harrison, com quem o músico foi casado até sua morte em 2001.
Obviamente, "Lovesong" é uma canção de amor. Robert Smith a dedicou para a esposa Mary Poole, com quem é casado desde 1988. Os dois se conheceram quando tinham apenas 14 anos e a música foi escrita como um presente para a então noiva. Para demonstrar que ama Poole mesmo longe, em turnês, Smith dedicou "Lovesong" a ela.
A inspiração para "Bring Me To Life" veio de Josh Hartzler, atual marido de Amy Lee. Quando ela estava deixando um relacionamento abusivo, encontrou acolhimento em Josh, de quem fala na música do Fallen (2003). Os dois se casaram em 2007 e estão juntos até hoje.
Apesar do relacionamento amoroso não ter durado para sempre, Mary Austin era, declaradamente, o amor da vida de Freddie Mercury. Ele deixou mansão e pertences para ela ao morrer em 1991.
"Ela Vai Voltar" percorre a história de amor entre Chorão e Graziela Gonçalves. Eles ficaram juntos até 2013, quando o cantor morreu.
O feat com o BTS já foi dedicado ao vivo de Chris Martin a Dakota Johnson, que estão juntos desde 2017.
Hayley Williams afirmou à Pitchfork que a canção é sobre "se apaixonar": "Apesar do meu medo, da minha rigidez ou qualquer resistência à vulnerabilidade, não pude evitar me apaixonar." "Crystal Clear" seria dedicada a Taylor York, parceiro de banda, no Paramore, e atual namorado.
Sharon Van Etten já afirmou que "Hands" foi escrita para o parceiro após uma discussão boba. "Essa música é sobre perdão. Não fiquem bravos por coisas estúpidas", disse em show no The Current, antes de cantar a música.
"Till Death" foi escrita por Michelle Zauner e dedicada ao marido Peter Bradley. No Tiny Desk gravado em 2017, a artista afirmou que a música "é sobre casamento" e lançou um olhar para Peter, sentado ao piano.