- Anitta no tapete vermalho do VMA (Foto: Jamie McCarthy/Getty Images for MTV/ ViacomCBS)

Anitta é acusada de racismo por comunidade negra norte-americanos após live; entenda

Anitta usou um termo considerado ofensivo para a comunidade negra dos Estados Unidos, foi acusada de racismo e atacada nas redes sociais

Redação Publicado em 20/09/2021, às 19h33 - Atualizado em 26/09/2021, às 11h30

Anitta, cantora que representou o país como a primeira brasileira a se apresentar ao vivo no MTV Video Music Awards em 12 de setembro de 2021 e se destacou no tapete vermelho do MET Gala no dia seguinte, foi infeliz em uma aparição recente nas redes sociais. Durante live em sua conta oficial do Instagram, a artista utilizou um termo considerado ofensivo para a comunidade negra dos Estados Unidos, a qual a chamou de "racista."

Enquanto se maquiava, Anitta disse o termo "nig***," palavra criada no tempo da escravidão norte-americana, bastante usada pelos supremacistas brancos para se referirem aos negros como uma raça inferior, de acordo com informações da Isto É. Atualmente, a palavra é utilizada por pessoas negras — muito presente no rap, artistas como Kanye West e Kendrick Lamar a utilizam com frequência — mas, quando utilizada pela população branca, carrega a conotação racista.

+++LEIA MAIS: VMA: apresentação de Lil Nas X, discurso de Billie Eilish e os melhores momentos da premiação [LISTA]

Step into the @vmas as the first Brazilian artist in the history feels like this…. pic.twitter.com/heevLauP9J

— Anitta (@Anitta) September 13, 2021

Na sequência, o público estadunidense foi ao Twitter para comentar o ocorrido. Anitta foi detonada nas redes sociais, assim como a cantora Camila Cabello e a atriz Gina Rodriguez, as quais cometeram a mesma gafe e disseram o insulto em público: "Como Anitta foi tão longe em sua carreira? E não é ignorância, ela fala inglês e entende o significado por trás. Então, é uma racista que vocês apoiam, e está ruim para você Miss Brazilian cad*** gringa," dizia uma publicação. 

how did anitta get so far into her career… and it aint ignorance, she speaks English & understand the meaning behind it. so she’s a racist & this who y’all support, it’s bad for you miss brazilian cadela gringa 😘 @anitta https://t.co/jrOjGWvy9P

— ⚜️nutELLA (@typemani) September 19, 2021

Larissa de Macedo Machado, mais conhecida como Anitta, chegou à fama como destaque do funk brasileiro, com os hits "Show das Poderosas" e "Bang." Em 2020, lançou o sucesso "Me Gusta" com a cantora norte-americana Cardi B e Mike Towers, e em seguida, o disco Girl from Rio (2021) que levou sua carreira a patamares globais.

+++LEIA MAIS: 5 artistas latinos que dominam o YouTube: Anitta, Shakira, J Balvin e mais [LISTA]

música racismo Cardi B funk vma anitta camila cabello girl from rio bang me gusta gina rodriguez show das poderosas

Leia também

Obra inédita de Mozart é descoberta em Leipzig, Alemanha; entenda


Caio Luccas lança novo álbum pouco antes de cantar no Rock in Rio: 'Recorte de altos e baixos da minha vida'


"Não há dúvida de que as pessoas estão amando", diz Joss Stone sobre shows no Brasil


Literal, Joss Stone não queria celebrar 20 anos de carreira no 21º ano: "Não conseguiria"


Joss Stone traz celebração de 20 anos de carreira para o Brasil: "Crescemos juntos"


Gwen Stefani anuncia primeiro álbum solo após sete anos