Artistas e amigos homenageiam Carlos Lyra, morto aos 90 anos (Foto: Reprodução/Instagram) -
LUTO

Artistas e amigos homenageiam Carlos Lyra, morto aos 90 anos

Músico foi parceiro de Vinicius de Moraes, entre outros artistas, e escreveu sucessos como "Coisa Mais Linda", "Primavera" e "Você e Eu"

Henrique Nascimento (@hc_nascimento) Publicado em 16/12/2023, às 14h30

O cantor e compositor Carlos Lyra, que trabalhou com artistas como Vinicius de Moraes e Ronaldo Bôscoli, morreu na madrugada deste sábado (16), no Rio de Janeiro, aos 90 anos. Ele havia sido internado com febre na última quinta-feira (14), mas a causa da morte não foi revelada. Nas redes sociais, artistas e amigos como Gilberto GilWanda Sá Toquinho homenagearam o músico:

Gilberto Gil

"Triste com a notícia da partida de Carlos Lyra, que nos deixa aos seus 90 anos com um legado extraordinário. Um forte abraço em toda a família e amigos", escreveu Gil na legenda de um vídeo em que canta "Saudade Fez um Samba", música de Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli, na Academia Brasileira de Letras, na última quinta-feira (14).

 

Toquinho

"Perdemos Carlos Lyra, o melhor melodista da música brasileira", escreveu Toquinho. "Compositor de clássicos fundamentais, foi o grande responsável por trazer vozes como as de Zé Keti e João do Vale pro show Opinião, na época com Nara Leão, rompendo preconceitos 'bossanovistas', que nunca nem João, Vinicius e Tom tiveram. Fica em paz, meu querido amigo Carlos Lyra."

 

Celso Fonseca

"Sem palavras... Descanse em paz, mestre querido. Todo o meu carinho para Magda Botafogo [esposa de Carlos Lyra] e toda a família", escreveu o cantor, compositor e guitarrista.

 

Wanda Sá

"Meu querido Carlinhos, meu mestre, meu parceiro de tantos palcos pelo mundo. Obrigada pela música, pelos acordes, pela bossa nova e pela nossa amizade de 60 anos. Vou te homenagear para sempre. Beijos da sua Wandinha", escreveu a cantora Wanda Sá.

 

Carreira de Carlos Lyra

Revelado na voz de Sylvia Telles (1935-1966), que gravou a sua primeira composição, "Menino", em 1956, Lyra foi um dos maiores compositores da bossa nova. Dentre os seus sucessos estão "Coisa Mais Linda", "Primavera""Você e Eu", "Sabe Você" e "Coisa Mais Linda".

Em 1959, ele lançou o seu primeiro álbum, "Bossa Nova". Além do trabalho na música, Lyra também foi um grande difusor da cultura brasileira, sendo um dos responsáveis por fundar o Centro Popular da Cultura (CPC), da União Nacional dos Estudantes, em 1961.

Em 2023, foi homenageado no álbum coletivo "Afeto", que contou com a participação de nomes como Caetano VelosoDjavan, Fernanda AbreuJoão DonatoJoyce MorenoLulu SantosMart'nália, Leila Pinheiro e Ney Matogrosso.

Carlos Lyra

Leia também

Obra inédita de Mozart é descoberta em Leipzig, Alemanha; entenda


Caio Luccas lança novo álbum pouco antes de cantar no Rock in Rio: 'Recorte de altos e baixos da minha vida'


"Não há dúvida de que as pessoas estão amando", diz Joss Stone sobre shows no Brasil


Literal, Joss Stone não queria celebrar 20 anos de carreira no 21º ano: "Não conseguiria"


Joss Stone traz celebração de 20 anos de carreira para o Brasil: "Crescemos juntos"


Gwen Stefani anuncia primeiro álbum solo após sete anos