Vocalista tem feito diversas indicações ao longo dos anos em suas entrevistas, por vezes abrindo o leque para o hard rock e hardcore
Igor Miranda Publicado em 12/10/2023, às 13h30
Corey Taylor é um verdadeiro entusiasta da música pesada. Em entrevistas diversas, o vocalista do Slipknot e Stone Sour — que também tem trabalhado em carreira solo — fala sobre as bandas mais antigas que o influenciaram, bem como grupos mais atuais que têm potencial para tomar o mundo nos próximos anos.
Como está prestes a fazer 50 anos de idade — e tem deixado claro que não irá continuar com a carreira em alto ritmo por muito tempo —, o cantor está cada vez mais de olho no futuro. Quem pode conduzir a tocha após ele se aposentar do segmento?
Há alguns nomes sinalizados pelo próprio. Em diversas entrevistas, compiladas pela revista Metal Hammer, o próprio Taylor menciona bandas jovens de metal — e de gêneros próximos, como o hard rock e o hardcore — que merecem mais atenção.
Formado no Reino Unido em 2016, o Sleep Token remete ao próprio Slipknot por seus integrantes usarem máscaras e não revelarem suas identidades. Também chama atenção o fato de seu som explorar vários outros gêneros fora do metal, indo do pop ao alternativo. Em entrevista ao The Allison Hagendorf Show, Corey Taylor comentou:
“Vou chamá-los de metal, mas existem tantos níveis e camadas diferentes na música deles. Existem elementos pop, existem elementos de jazz. Adoro o fato de que ninguém sabe realmente quem eles são. Adoro o fato de que eles não querem ser conhecidos.”
Na ativa desde 2010, a banda americana de hardcore Turnstile tem três álbuns na bagagem. O mais recente, Glow On (2021), figurou em listas de melhores discos de várias revistas especializadas em rock. Taylor se resumiu a dizer que eles são “incríveis” em declaração ao NME.
Também ao NME, Corey destacou que o Bad Omens é ótimo e complementou:
“Há toda uma nova geração de bandas que estão começando a surgir e que carregam a bandeira da música pesada.”
Formado em 2015 também nos Estados Unidos, o Bad Omens tem sua sonoridade mais orientada ao metalcore. Seu álbum mais recente, The Death of Peace of Mind, saiu em 2022.
Code Orange
Embora tenha sido criado em 2008, o Code Orange só adotou este nome de fato em 2014. A partir daí, a carreira do grupo americano de metalcore — que tem flertado cada vez mais com o metal alternativo — começou a deslanchar, com álbuns elogiados e turnês que estão atraindo atenção no mundo todo.
Em entrevista à Metal Hammer, Corey foi objetivo em seu elogio:
“Assisti-los me deu vontade de tocar!”
Talvez o nome mais “antigo” da lista, o Rival Sons foi criado em 2006 e tem sonoridade fortemente inclinada ao hard rock setentista. As influências de Led Zeppelin e Black Sabbath são notórias.
E é deles o melhor álbum da década de 2010 na opinião de Corey Taylor. O vocalista citou o disco Pressure & Time, de 2012, em entrevista à Rolling Stone.
“Eles se envolvem em tantos estilos diferentes e fazem tudo funcionar tão bem, e são uma banda tão orgânica. Eles são provavelmente minha banda favorita dos últimos dez anos… ou dos últimos 15, na verdade.”
Outros nomes citados por Corey Taylor:
- Knocked Loose
- Ho99o9
- Vended (banda que seu filho, o também vocalista Griffin Taylor, montou com o baterista Simon Crahan, filho de M. Shawn “Clown” Crahan, percussionista do Slipknot)
SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"
Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024
Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP
Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo
Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show
Brisa Flow fala sobre presença em festivais nos últimos anos: 'Resultado de muito trabalho'