histórico

As curiosas lembranças de Steven Tyler sobre o festival de Woodstock

Vocalista pôde estar no evento de 1969 devido ao cancelamento de um show que faria com sua antiga banda na época

Por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 11/11/2024, às 08h00
COMPARTILHE
- Steven Tyler (Foto: Lisa Lake/Getty Images)

As testemunhas do lendário festival de Woodstock, em 1969, estão aí para nos lembrar da importância — e da loucura — do evento. Uma delas é Steven Tyler, que se tornaria vocalista do Aerosmith futuramente. O artista pôde presenciar a história devido ao cancelamento de um show que sua banda da época faria.

Tyler conversou com a Classic Rock para relembrar a ocasião em 1994, ano em que o Aerosmith tocou na primeira tentativa de reviver o festival. Na época do evento original, o cantor tinha 21 anos e compareceu acompanhado de um amigo. Chegou a encontrar por lá o futuro colega de banda Joey Kramer, baterista, mas ambos já não estavam sóbrios.

Steven contou:

Eu me lembro que era um ótimo lugar para ficar chapado. As pessoas estavam andando por lá com armas de água cheias de ácido (LSD), espirrando na sua cara. Você viajava em questão de minutos. Veja, era outra geração. As drogas eram realmente a coisa do momento… havia 450 mil pessoas apenas flutuando pelo ar, correndo peladas, rindo e gritando.”

E havia a música, é claro. Steven Tyler também se lembrou de alguns shows que conferiu no festival:

Me lembro do Country Joe & the Fish, Janis Joplin, Santana, The Who… a música era a salvação.”

Tyler e o amigo ainda ficaram acampados por mais um dia e meio depois da última atração do evento. O motivo? Devido a uma chuva torrencial, o tanque de gasolina do carro que usavam encheu de água. Enquanto os dois procuravam uma solução, puderam conferir todo o processo de desmonte e limpeza do local.

Woodstock (Foto: FilmPublicityArchive/United Archives via Getty Images)

 

O festival de Woodstock

A Feira de Música e Arte de Woodstock — nome oficial do evento — aconteceu entre os dias 15 e 18 de agosto de 1969, em uma fazenda na cidade de Bethel, estado de Nova York, não distante da cidade de Woodstock propriamente dita.

Ao todo, 32 artistas se apresentaram. O festival ficou marcado não apenas pelos nomes presentes, mas pelo caos generalizado do local, que não tinha infraestrutura adequada.

Considerada um momento definitivo da contracultura dos anos 1960, a festa contou com nomes como Ravi Shankar, Joan Baez, Santana, Mountain, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin, Sly & The Family Stone, The Who, Jefferson Airplane, Joe Cocker, Ten Years After, The Band, Johnny Winter, Crosby, Stills, Nash & Young e Jimi Hendrix, que fechou os trabalhos. A estimativa de público varia entre 450 e 500 mil pessoas ao longo dos dias.

Algumas tentativas foram feitas de recriar o festival ao longo dos anos, em locais diferentes, mas com menor sucesso. As edições mais notórias foram as de 1994, que contou justamente com o Aerosmith além de outras atrações, e 1999, marcada pelo caos: questões de segurança, infraestrutura e planejamento levaram a diversos problemas, com três mortes em tumultos.

+++LEIA MAIS: O futuro do Aerosmith, segundo baixista: 'Não incluirá turnês'

+++LEIA MAIS: Por que Led Zeppelin recusou tocar em Woodstock?

Colaborou: André Luiz Fernandes.

TAGS: festival, Aerosmith, steven tyler, Woodstock, lembranças