- Backstreet's Back, dos Backstreet Boys, faz 25 anos (Reprodução)

Backstreet's Back, dos Backstreet Boys, faz 25 anos: confira 15 curiosidades sobre o álbum

Com hits como "Everybody (Backstreet's Back)", segundo disco do quinteto consolidou o sucesso global da boyband

Redação Publicado em 11/08/2022, às 18h54

Backstreet's Back, o segundo e mais bem celebrado álbum dos Backstreet Boys, completou 25 anos nesta quinta-feira (11). Lançado originalmente, o disco inclui três dos maiores hits da carreira da boy band, "As Long as You Love Me", "All I Have to Give" e "Everybody (Backstreet's Back)" - que segue até hoje como a faixa mais associada ao grupo.

Backstreet's Back, dos Backstreet Boys, completa 25 anos (Reprodução)

 

Apesar do sucesso do primeiro disco autoral, o Backstreet Boys, de 1996, seria com Backstreet's Back, de 1997, que Nick Carter, Howie Dorough, AJ McLean, Brian Littrell e Kevin Richardson veriam as carreiras alcancarem o público internacional.

+++ LEIA MAIS: Como é a outra versão de 'I Want It That Way,' dos Backstreet Boys?

Com estratégias de divulgação distintas para o mercado internacional e com os Estados Unidos, o segundo disco acabou consolidando parte do que se tornaria o legado dos Backstreet Boys para o pop dos anos 1990. O disco alcançou a primeira posição nos charts em 16 países, fora os Estados Unidos, onde a versão local ganhou 14 certificações de platina, tornando-se uma das melhores estreias do pop até hoje.

Backstreet's Back, dos Backstreet Boys, completa 25 anos (Reprodução)

 

Para relembrar o disco, que acabou tornando-se marca de uma geração para lá de específica no pop, reunimos 15 curiosidades (mais um bônus) sobre o disco Backstreet's Back.

+++ LEIA MAIS: Backstreet Boys anuncia mais 3 shows no Brasil em 2023

1. Apesar de ser o segundo álbum internacional do grupo, Backstreet's Back foi reeditado como uma compilação para o mercado americano no mesmo ano de 1997. Na versão doméstica, ele ainda incluía sucessos do primeiro álbum, Backstreet Boys, de 1996, como "We've Got It Goin' On" e "Quit Playing Games (With My Heart)".

2. O marketing do segundo disco acabou sendo um dos mais bem-sucedidos do grupo, levando os cinco integrantes a programas de TV populares da época, como Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira e Saturday Night Live.

3. A única faixa escrita por um membro do grupo foi "That's What She Said", nona track do álbum, que leva a assinatura de Brian Littrell.

4. A oitava faixa do álbum, "Set Adrift on Memory Bliss", tem uma interpolação de "True", de Gary Kemp (famosa na interpretação de Spandau Ballet), além de um sample de "How High", de Method Man & Red.

5. No Brasil, o álbum foi certificado com disco de Platina Duplo, com mais de 100 mil cópias vendidas.

6. Além do sucesso brasileiro, o disco teve ampla aceitação internacional, fechando o ano de 1997 entre os cinco álbuns mais vendidos da Áustria, da Dinamarca e da Alemanha.

7. Ao fim de 1998, o disco ainda figurava entre os mais vendidos daquele ano na Austrália.

Backstreet's Back, dos Backstreet Boys, completa 25 anos (Reprodução)

 

8. "All I Have to Give", terceiro single do disco, foi escrito pelo grupo de R&B Full Force, que já assinou colaborações com Britney Spears e N'Sync.

9. Hoje clássico, o clipe de "Everybody (Backstreet's Back)" foi idealizado principalmente pelos próprios integrantes do grupo.

10. O motorista do grupo no clipe de "Everybody (Backstreet's Back)" foi umterpretado pelo ator Anthony Fargas, famoso por seu papel na série Starsky &Hutch; Fargas ainda apareceria em outro vídeo do grupo, "Larger Than Life".

11. O diretor Joseph-Kahn admitiu à Billboard que Nick Carter estava particularmente estressado durante as filmagens do clipe de "Everybody (Backstreet's Back)": "Lembro que ele estava quase chorando porque tinha ficado acordado a noite toda, de pé por mais de 36 horas. Acho que quase causei um ataque nervoso com o take da múmia, porque ele era o último a filmar".

12. "As Long As You Love Me" foi a última faixa a entrar para a setlist do álbum; ela foi um pedido de Clive Calder, presidente da Zomba, a distribuidora do álbum, que conectou a gravadora Jive Records e o então empresário da banda, Johnny Wright, para então adicionar a música ao disco.

13. Inicialmente, AJ seria responsável pela ponte em "As Long as You Love Me", mas acabou sendo substituído por Brian após contrair uma amigdalite.

14. Para o clipe de "As Long As You Love Me", gravado em 1997, a produção selecionou seis mulheres figurantes, para negar a associação de que elas seriam parceiras dos cantores. Ainda assim, uma das atrizes, Leighanne Wallace, acabou casando-se com Brian em 2000.

15. Em novembro de 1997, Brian descobriu um defeito no coração que aumentou progressivamente em plena divulgação de Backstreet's Back/Backstreet Boys (1997). O músico chegou a adiar a cirurgia de reparo duas vezes, mas precisou finalmente submeter-se ao pricedimento em maio de 1998, o que causou um hiato de dois meses na turnê global.

Bônus: A faixa "Everybody (Backstreet's Back)" ganhou popularidade novamente em 2022, entre usuários do TikTok. No viral, tiktokers aproveitavam o trecho em que a música responde a várias perguntas com "yeah" para reencenar perguntas com respostas afirmativas.

banda Pop musica grupo backstreet boys clipe boy band

Leia também

SZA promete mais músicas novas logo após lançar o álbum deluxe "Lana"


Beyoncé, Kendrick Lamar e mais: Confira as músicas favoritas de Barack Obama em 2024


Teimosia: MK e Edgar buscam resgatar a essência do rap clássico em EP


Toninho Geraes se emociona durante audiência sobre plágio contra Adele; gravadora encerra reunião sem proposta de acordo


Novo clipe do Viper homenageia Pit Passarell com cenas de seu penúltimo show


Brisa Flow fala sobre presença em festivais nos últimos anos: 'Resultado de muito trabalho'