- Rachel Reis, Baco Exu do Blues e Jaloo (fotos: Edgar Azevedo, Reprodução/Instagram, Anna Valentina)
Festival

Baco Exu do Blues, Nação Zumbi, Rachel Reis e Jaloo confirmados no Sarará 2024

Festival expande formato e agora se chama Sarará Circuito Cultural, ocupando espaços em Belo Horizonte entre os dias 12 e 14 de setembro

Dayw Vilar, especial para Rolling Stone Publicado em 09/05/2024, às 12h00

Um dos principais nomes do circuito brasileiro de festivais de música, o Sarará chega a 2024 com muitas novidades, começando pelo nome. Agora se chama Sarará Circuito Cultural e terá dois dias a mais com programação gratuita espalhada em Belo Horizonte, anunciada com exclusividade, a Rolling Stone Brasil.

Para começar, há os primeiros nomes que sobem ao palco principal da festa, que sai da esplanada do Mineirão para o Parque Mangabeiras: Baco Exu do Blues, Nação Zumbi convida Lia de Itamaracá, Jaloo, Rachel Reis convida Afrocidade, Os Garotin, MC Luanna + Ajuliacosta. Os ingressos já estão à venda. Depois, o anúncio dos três pontos que receberão o Sarará na capital Mineira. Nos dias 12 e 13, a programação terá atividades gratuitas, entre cinema ao ar livre, artes visuais, projeção mapeada e dança nos primeiros dois dias, para esquentar o line-up musical no Teatro Francisco Nunes e no Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

Baco Exu do Blues (Reprodução/Instagram)

 

+++ LEIA MAIS: Futuro da Música: No oceano de Rachel Reis

"A mudança vem, primeiramente, por um pedido do público para um lugar com menos concreto e mais verde. Também tem o fator de celebração de uma década de festival e a simbologia de voltar às raízes. Foi ali no Parque das Mangabeiras e Parque Municipal as primeiras edições dessa primeira década que comemoramos agora. Nosso compromisso visa não apenas reduzir o impacto ambiental, mas também promover mudanças comportamentais em prol da preservação ambiental e da conscientização e cuidado com esse local tão especial", destaca Bell Magalhães, diretora-executiva do Sarará Circuito Cultural. 

 

Para quem não conhece ainda, o Sarará é um dos eventos responsáveis por posicionar BH no mapa de grandes eventos musicais do país. A curadoria é de Carol de Amar, que também é idealizadora, e se mantém firme na missão de "abrir espaço para novos artistas e também reverenciar legados, através de artistas que representam pessoas, gêneros e culturas diversas". 

Rachel Reis (Edgar Azevedo)

 

Ao longo dos seus nove anos, o festival já recebeu Marisa Monte, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Pabllo Vittar, Fat Family, Timbalada, Arnaldo Antunes, Lamparina, Àttooxxá, Gloria Groove, Emicida e Elza Soares, além de ter protagonizado iniciativas especiais como redução de danos, capacitação para travestis e pessoas trans e sua inclusão no staff, capacitação remunerada para mulheres negras, acessibilidade entre outros. 

Serviço

Sarará Circuito Cultural

Datas: 12, 13 e 14 de setembro

Locais: Teatro Francisco Nunes, Parque Municipal Américo Renné Giannetti e Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, Minas Gerais

12 e 13 de setembro - Parque Municipal e Teatro Francisco Nunes - Programação gratuita

O que vai rolar: cinema ao ar livre, apresentações de dança, exposição de artes visuais, arte digital e projeção mapeada.

Os ingressos da programação gratuita serão distribuídos nos próximos meses. 

14 de setembro - Parque das Mangabeiras

O que vai rolar: Programação musical com os confirmados Baco Exu do Blues, Nação Zumbi convida Lia de Itamaracá, Jaloo, Rachel Reis convida Afrocidade, Os Garotin, MC Luanna + Ajuliacosta e mais. 

Ingressos - http://sympla.com/festivalsarara 

festival line-up Baco Exu do Blues belo horizonte sarará rachel reis

Leia também

Miley Cyrus revela inspiração em The Wall (Pink Floyd) para próximo álbum


Coachella 2025 anuncia line-up com Lady Gaga, Charli xcx, Anitta e mais


Morrissey diz que guerra contra 'liberdade de expressão' o impede de lançar música


O momento em que Serj Tankian se desligou emocionalmente do System of a Down


O agradecimento aliviado de Mike Shinoda após Linkin Park lançar novo álbum


A inesperada opinião de Mark Zuckerberg sobre uso de IA na música