- Icônico show dos Beatles no telhado da Apple Organization (Foto: Evening Standard/Hulton Archive/Getty Images)
Curiosidade

Beatles: Icônico show no telhado 'quase não aconteceu'; entenda

Último show dos Beatles no telhado da Apple Organization é retratado na remasterização do documentário Let It Be (1970), disponível no Disney+

Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 10/05/2024, às 17h17

Conhecido como último show dos Beatles, lendária banda formada por John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, a apresentação feita no telhado da Apple Organization, em 1970, "quase não aconteceu," segundo Glyn Johns, engenheiro de gravação de Let It Be (1970), último disco de estúdio do grupo.

Durante o lançamento do relançamento do documentário The Beatles: Let It Be, que teve direção de Michael Lindsay-Hogg e foi restaurado para o Disney+, Johns falou sobre a época ao lado de Giles Martin (filho de George Martin), Toby Jones (ator de Capitão América: O Primeiro Vingador), Ian Broudie (The Lightning Seeds), Louis Theroux e James Bay.

+++LEIA MAIS: Documentário The Beatles: Get Back é 'difícil de assistir', diz David Gilmour

Como o engenheiro de gravação relembrou, o Fab Four decidiu gravar Let It Be após anos com produções de discos feitas longe uns dos outros, com intuito de "tentar de reconectar." Os artistas "realmente se sincronizaram pessoal e musicalmente e continuaram gravando o álbum que surgiu daí, que acabou sendo Abbey Road (1969). Porém, começaram a surgir conflitos.

"No fundo, houve problemas na fábrica, um declínio chegou e isso criou uma divisão entre Paul, John e George e Ringo," afirmou Glyn Johns (via NME). "Foi então em abril de 1970 que foi anunciado oficialmente que eles iriam se separar. E então o filme e o álbum, agora reproduzidos por Phil Spector, surgiram juntos como uma espécie de pós-roteiro estranho para o fim de sua carreira.

Então eles não tinham um grande amor por Let It Be porque estava associado a todos os problemas [dentro da banda].

+++LEIA MAIS: Beatles: do que fala documentário dos anos 1970?

"Eles se prepararam um dia antes do show, toda a equipe estava pronta, todo o equipamento estava lá e a banda disse: 'Sim, hoje não' e Michael Lindsay-Hogg arrancava os cabelos porque ele, como diretor, tinha de encontrar algum clímax para este período de filmagem. Ele sentiu alguma responsabilidade," continuou o artista.

Em outro momento, Clyde foi questionado sobre a separação dos Beatles: "Em algum momento eles teriam terminado. Eles foram a primeira big band a se separar e isso foi chocante na época. Não é tão chocante agora porque as grandes bandas se separam o tempo todo, é natural."

Eles meio que superaram os Beatles de uma forma estranha e isso afetou seus relacionamentos por alguns anos, mas depois tudo se recuperou.

+++LEIA MAIS: Como os Beatles inspiraram a criação da música-tema de Friends, “I’ll Be There for You”

show Beatles último Let It Be telhado Apple Organization

Leia também

Como Freddie Mercury ajudava Brian May com suas inseguranças


Monsters of Rock 2025 anuncia line-up com Scorpions e Judas Priest


Os itens mais bizarros que Josh Homme colocou em lista de exigências


O guitarrista que quase fez Brian May desistir de tocar


Prêmio Multishow: Conheça os indicados à 31ª edição


Lana Del Rey diz que tem músicas prontas para álbum country: 'Chegaremos lá!'