Com uso de uma IA, Paul McCartney extraiu vocais de John Lennon de uma demo antiga
Redação Publicado em 23/06/2023, às 08h56
Paul McCartney foi alvo de críticas após anunciar uso de Inteligência Artificial (IA) para criar música "final" dos Beatles, banda também formada por John Lennon, Ringo Starr e George Harrison. Agora, o artista se explicou e garantiu como a canção não é "artificial ou sintética."
Até o momento, McCartney não revelou qual o nome da canção, mas explicou como ela é uma faixa demo antiga gravada por Lennon. Com auxílio da tecnologia, ele conseguiria "extrair" os vocais do ex-colega de banda, morto em dezembro de 1980. Ou seja, agora ele conseguiria completar a música em uma versão profissional.
+++LEIA MAIS: George Harrison sabia falsificar assinatura dos Beatles
Esse anúncio causou certa controvérsia entre alguns fãs. Então, na última quinta, 22, o artista foi às redes sociais explicar o ocorrido. "Foi ótimo ver uma resposta tão empolgante ao nosso próximo projeto dos Beatles. Ninguém está mais animado do que nós para compartilhar algo com você no final do ano," escreveu.
"Vimos alguma confusão e especulação sobre isso. Parece haver muito trabalho de adivinhação por aí," continuou Paul McCartney. "Não posso dizer muito nesta fase, mas para ser claro, nada foi criado artificial ou sinteticamente. É tudo real e todos nós tocamos instrumentos."
Limpamos algumas gravações existentes – um processo que dura anos. Esperamos que você ame tanto quanto nós. Mais notícias em breve.
+++LEIA MAIS: O histórico de colaborações entre Beatles e Rolling Stones
Been great to see such an exciting response to our forthcoming Beatles project. No one is more excited than us to be sharing something with you later in the year.
— Paul McCartney (@PaulMcCartney) June 22, 2023
We’ve seen some confusion and speculation about it. Seems to be a lot of guess work out there. Can’t say too much…
Segundo informações da BBC, a música pode ser "Now And Then," desenvolvida por Lennon em 1978. Essa canção foi entregue a Paul McCartney por Yoko Ono, viúva de John Lennon, em 1994.
"Now And Then" estava em uma fita cassete gravada por Lennon pouco antes da morte dele em 8 de dezembro de 1980 e se chamava For Paul. Os integrantes dos Beatles cogitaram lançar a faixa na série Anthology, de 1995, mas desistiram da ideia porque teriam que realizar um extenso trabalho para finalizá-la.
A música tinha um refrão, mas é quase totalmente carente de versos. Fizemos a faixa de apoio, uma tentativa difícil que realmente não terminamos," afirmou o produtor Jeff Lynne (via BBC), responsável por Anthology.
+++LEIA MAIS: Beatles: 'Fita perdida' com primeiro show gravado da banda será restaurada
Linkin Park: Popularidade da banda no Brasil aumenta após shows e "From Zero"
David Gilmour tenta vender mansão e descobre que imóvel é do Rei Charles
O Teatro Mágico anuncia ingressos da turnê "O Reencontro"; saiba mais
Cher revela que Tina Turner pediu conselho para abandonar marido abusivo
Lollapalooza Brasil anuncia novas atrações; confira line-up
Jason Bonham é dispensado da banda de Sammy Hagar: “chocado”