Após o último show dos Beatles em uma turnê norte-americana em agosto de 1966, George Harrison chegou no limite
Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis)
Publicado em 13/08/2021, às 16h14 - Atualizado às 16h26A década de 1960 foi principalmente dominada pelos Beatles. Quando a Beatlemania chegou aos Estados Unidos, a banda explodiu. Para atender à demanda de ingressos, o Fab Four começou a se apresentar em estádios lotados — os amplificadores da época, no entanto, não suportavam a escala dos locais e do público, então o som era terrível. Após algum tempo, George Harrison foi o primeiro a desistir do grupo.
De acordo com informações do Express UK, os Beatles começaram a última turnê norte-americana em 11 de agosto de 1966. O último show aconteceu em São Francisco, na Califórnia (EUA), em 29 de agosto. Mais de 25 mil pessoas estavam na plateia e, após, 11 músicas, os quatro integrantes voltaram para Los Angeles.
Foi no avião que George Harrison manifestou seu cansaço e decidiu sair do grupo: “Então, é isso. Não sou mais um Beatle,” disse. Em entrevistas futuras, acrescentou como a banda estava cansada de fazer turnês, pois havia sempre muita gente, envolvimento da polícia e o Fab Four acabava confinado em um pequeno quarto, avião ou carro. “Tínhamos os outros para diluir o estresse e o senso de humor era muito importante, mas chegou a um ponto que não aguentava mais.”
De acordo com Ringo Starr, todos sentiam o fim se aproximando. “Ninguém ouvia nada nos shows. Tudo bem quando era no começo, mas começamos a tocar muito mal,” disse o baterista em entrevista para o livro The Beatles: Anthology, publicado em 2000. Depois de então, os Beatles nunca mais se apresentaram ao vivo, mas voltaram a performar juntos: em 1969, o Fab Four se reuniu para tocar no telhado da empresa Apple Corps.
+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!